Conheça o WonderOS, sistema operacional que promete ser um hub de jogos

Por Felipe Ribeiro | 28 de Maio de 2019 às 08h44
Wonder

Nos últimos dois anos, uma startup de tecnologia chamada Wonder está deixando o mercado um tanto quanto ansioso com seus planos de oferecer uma experiência de jogo de alto nível via streaming em smartphones. Para completar, há um ano a empresa revelou que estava trabalhando em seu próprio telefone Android, que teria seu software de jogo instalado nele: o WonderOS.

Agora, a empresa relançou seu site e revelou as primeiras imagens públicas de como será esse sistema operacional voltado para jogos. Basicamente, o WonderOS tem como objetivo tornar seu smartphone o único dispositivo que você usará para jogar qualquer game, seja ele lançado para plataformas móveis, console ou PC.

O site também parece sinalizar uma pequena mudança na ideia da Wonder: ele não menciona mais o lançamento de seu próprio smartphone, mas sua página de perguntas frequentes afirma que a companhia “está trabalhando com vários fabricantes de dispositivos para integrar o WonderOS em smartphones em todo o mundo”. Atualmente, o site está recebendo cadastro para quem quiser testar a novidade quando uma versão beta estiver disponível.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O que é o WonderOS?

Então, o que exatamente é o WonderOS? De acordo com seu site, pense nele como "um hub de jogos" que será tão aberto que permitirá que você jogue qualquer tipo de jogo em seu telefone. Além de games para celular, o sistema permite que você transmita seus jogos de console e PC diretamente no smartphone.

O WonderOS também deve permitir que os jogadores não apenas se conectem e joguem com outros jogadores, mas também possam transmitir seus jogos atuais para outras pessoas conferirem e assistirem. O FAQ diz que a plataforma principal será gratuita para gamers, mas também oferecerá opções pagas, com a compra de jogos diretamente, ou assinaturas especiais de membros que adicionarão recursos, incluindo a capacidade de transmitir jogos de console e PC e acesso para uma biblioteca de jogos "premium" gratuitamente.

Imagem: Wonder

Embora pareça que a Wonder não venderá seus próprios smartphones, ela pode vender um outro hardware que se conectará a telefones com o WonderOS instalado. Talvez possa ser um Wonder GamePad, que permitirá aos jogadores controlar jogos em seus telefones com uma experiência de console. Há também o Wonder Dock, que permitirá que os smartphones se conectem a TVs e monitores para reproduzir melhor os jogos que estiverem baseados em consoles e PCs.

Não há data de lançamento

Infelizmente não há notícias sobre quando a empresa planeja lançar oficialmente o WonderOS. Como mencionamos acima, o site da empresa está recebendo inscrições para os jogadores testarem o software.

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Também não há informações sobre o custo de seus serviços premium, gamepad e dock.

Será que vai dar certo?

A Wonder é uma empresa relativamente pequena, mas definitivamente tem planos muito ambiciosos para transformar smartphones Android em dispositivos nos quais os proprietários podem jogar qualquer jogo que desejarem. Claro, já estamos vendo toneladas de concorrência de grandes empresas neste segmento, como a própria Microsoft e o seu vindouro sistema xCloud e a Google, com o Stadia.

Será interessante ver se o WonderOS poderá realmente oferecer uma plataforma única para jogar qualquer jogo. Com sorte, com a E3 2019 chegando em algumas semanas, a empresa irá revelar mais informações sobre seus planos.

Nós nos inscrevemos para testar o WonderOS e traremos novidades assim que possível.

Fonte: Android Authority , The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.