Com foco na segurança, motoristas da 99 agora contam com reconhecimento facial

Por Rafael Arbulu | 13 de Maio de 2019 às 18h55

A startup brasileira 99, que foi adquirida pela chinesa Didi Chuxing, anunciou hoje estar trabalhando em uma solução de reconhecimento facial para motoristas que trabalhem com o app. A empresa de mobilidade urbana deverá usar selfies tiradas pelos profissionais para compará-las com uma base de dados fornecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo a empresa, o objetivo disso é o de levar maior segurança a motoristas e passageiros, coibindo inconsistências entre o motorista que responde uma chamada pelo app e o profissional que chega ao local com o carro, por exemplo: “O reconhecimento facial se junta às demais ferramentas de proteção para os usuários, como as câmeras embarcadas e o botão de emergência “, disse Lívia Pozzi, diretora de segurança em operações da 99.

Além de evitar enganos de pessoas se passando por motoristas, a 99 também informa que a solução faz uso de inteligência artificial para identificar padrões de comportamento do profissional, requerendo, possivelmente, novas verificações em caso de alguma inconsistência ser identificada.

99 inaugura recurso de reconhecimento facial para motoristas

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.