Chrome permite exportar senhas para aplicativos de gerenciamento de credenciais

Por Wagner Wakka | 08 de Março de 2018 às 17h54
PirenX/Depositphotos
Tudo sobre

Google

Provavelmente, você já se pegou em um momento de esquecer a senha daquele site no qual entra bem de vez em quando. E no universo atual da internet, não é raro que um site peça  novos nomes de usuário e senhas, com você precisando decorar tudo isso. Se levarmos em conta que a recomendação de especialistas é que se troque a senha a cada 3 meses, isso se torna algo quase que impossível para o usuário comum.

Pois bem, para evitar esquecimentos, algumas pessoas preferem anotar em um bloco de notas, ou usar sempre os mesmo caracteres em todos os lugares, o que não é nem um pouco seguro.  Para isso, a melhor recomendação continuam sendo os aplicativos terceirizados de gerenciamento de senhas, como o RememBear, 1password ou LastPass, por exemplo.

Entretanto, para que eles funcionem perfeitamente é necessário que se informem todas as senhas para o aplicativo. Você pode fazer isso de duas formas: colocando manualmente cada uma, ou subindo uma planilha com tudo organizadinho.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se você quer economizar tempo e é um usuário do Google Chrome, saiba que o programa já permite que você baixe um arquivo em formato .csv, compatível com esses aplicativos. É simples: basta colocar copiar na barra de endereços o código chrome://flags/#password-export, mudar a primeira opção para enable e reiniciar o navegador.

Mude Default para Enable do lado de Password Export (Foto: Captura)

Assim, quando você for às configurações do seu Chrome, clicar em Opções Avançadas e Gerenciar Senhas, aparecerá umas lista com todos o sites nos quais você já criou login e salvou no navegador. Basta clicar nos três pontos ao lado direito de senhas salvas e mandar exportar.

Aba ainda lista todos usuários e senhas para os sites salvos no navegador (Foto: Captura)

Importante perceber que o navegador pede que você coloque a senha do seu computador para conseguir exportar a planilha, o que garante certa segurança. Com o arquivo no computador, basta enviar para o aplicativo de preferência. Ainda é recomendável que você apague esta planilha depois de exportá-la para o app.

Fonte: Wccftech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.