Facilite suas edições de foto no Photoshop

Por Redação

Seja para corrigir imperfeições em fotos caseiras ou editar a capa de uma revista de moda, o Photoshop é a ferramenta número um para realizar as mais diversas tarefas de edição. E engana-se quem pensa que é preciso ser um expert para lidar com o programa. Mesmo se você tem pouca experiência em edição, com alguns truques é possível conseguir resultados satisfatórios. Se você quer aprender um pouco mais como retocar aquela foto que não ficou tão boa ou a mexer de maneira mais geral no programa, dê uma olhada nas técnicas abaixo:

1 - Gire a visualização, não a imagem

Quando você estiver retocando uma imagem, você pode querer utilizar um ângulo diferente, mas não é necessário girar a imagem em si: pressione R (ou clique e segure o ícone da mão nas ferramentas) para encontrar a ferramenta de girar. Ela permite que você rode o ângulo da tela sem mudar a posição da imagem

2 - Edite múltiplas camadas de textos de uma vez

Não é preciso editar as camadas de texto uma por uma se você quiser fazer as mesmas mudanças em todas elas. Por exemplo, segure o botão CTRL (ou CMD, no caso do Mac) quando estiver escolhendo as camadas de texto no painel Camadas para selecionar várias delas ao mesmo tempo. Depois, é só fazer as modificações que você quiser e todas serão aplicadas a todas as camadas.

3 - Mova a janela de seleção

O Photoshop tem vários atalhos de teclado que te ajudarão a fazer edições mais facilmente. No caso da janela de seleção, existe uma que é especialmente útil: ao fazer uma janela de seleção com o botão esquerdo do mouse, pressione a tecla de espaço para mover a caixa criada sem ter que soltar o botão do mouse.

4 - Veja uma camada por si só

Se você precisa ver uma camada sozinha, não é necessário ficar clicando nos ícones de olho na aba Camadas para fazer as outras imagens desaparecerem. Você só precisa pressionar o botão Alt e clicar no ícone de olho da camada que você quer ver e voilá! você deverá ver apenas a camada que te interessa. Para reverter a ação, é só repetir o passo a passo.

5 - Arraste seleções entre abas

Se você precisa mover uma seleção de uma foto para outra imagem, e seus arquivos estiverem abertos nas abas do Photoshop, existe uma maneira fácil de fazer isso. Arraste a seleção como de costume (utilizando a ferramenta de Mover) até a aba da outra foto, então espere alguns segundos e ela aparecerá na outra imagem.

6 - Utilize o recurso de colar em local

Quando você cola uma imagem em uma nova camada, ela aparecerá por padrão no centro da nova janela. Porém, se você pressionar o botão Shift junto dos botões CTRL+V (ou Cmd+V no Mac) a imagem será colada na mesma posição em que ela foi originalmente copiada.

7 - Salve arquivos até 20 vezes mais rápidos

Para aumentar a velocidade de salvamento dos arquivos, é só ir em Preferences > File Handling e marcar a caixa "Disable Compression of PSD e PSB files". Assim, seus arquivos de photoshop com camadas não serão mais comprimidos e poderão ser salvos com muito mais facilidade. Porém, o arquivo final exigirá mais espaço de armazenamento.

8 - Use a Caneta Magnética

A ferramenta Magnetic Lasso é muito útil para encontrar automaticamente fronteiras de cores quando se está fazendo seleções. Porém, você também pode transformar a Caneta de Forma Livre em magnética para desenhar seleções mais facilmente. Com a ferramenta da caneta ativa, escolha a opção Magnetic na barra de ferramentas.

9 - Endireite rapidamente uma imagem

Use a ferramenta de régua (escondida atrás da ferramenta Conta Gotas) e então arraste uma linha no horizonte da foto e outro ponto de referência que deve ser verticalmente ou horizontalmente reto. Depois, escolha Image > Image Rotation > Arbitrary, assim o Photoshop escolherá automaticamente o valor necessário para consertar a imagem.

10 - Remova as bordas de objetos recortados

Quando você recorta e cola algo em uma imagem já existente, você pode (dependendo do tipo de seleção) ver bordas coloridas em volta do objeto. Para resolver isso, é só escolher a opção "Matting" no menu "Layer" para acessar várias ferramentas que te ajudarão a acabar com essas bordas.

11 - Tire névoa de fotos de paisagem

Um novo recurso do Photoshop permite que você reduza o efeito de névoa em fotos de paisagens. Escolha a opção "Filter" e depois "Camera Raw Filter". Abra o painel Effects e lá você verá uma barra "Dehaze" que fará todo o trabalho.

12 - Adicione borrões sem perder o realismo na foto

Para que os borrões inseridos nas suas fotos não fiquem tão artificiais, o Photoshop adicionou uma nova funcionalidade que adiciona granulação nas fotos para deixá-las com um aspecto mais realista. Escolha qualquer opção do menu Filter e então da lista Blur Gallery. utilize o recurso Noise na barra da direita para aproveitar os efeitos resultantes.

13 -Insira textos teste nas imagens

Conhece aqueles textos Lorem Ipsum? É possível adicioná-los utilizando o Photoshop. Para isso, é só selecionar a área que você quer quer o texto seja inserido e escolher a opção "Paste Lorem Ipsum" no menu Type.

14 - Exporte rapidamente camadas individuais

O Photoshop oferece várias opções de exportação, e se você precisar exportar camadas individuais de um projeto sem salvá-lo, você pode fazê-lo ao clicar com o botão direito do mouse (ou Cmd+botão direito do mouse no Mac) no painel de camadas. Depois vá em File > Export para escolher o tipo de arquivo que você irá exportar.

15 - Use qualquer imagem como preenchimento

Abra o menu "Edit" e então escolha a opção "Define Brush Preset" para utilizar a imagem atual como um brush. Áreas brancas na foto contam como transparência e áreas negras são onde a tinta virtual irá atingir a tela virtual, então mexa na foto com cuidado.

16 - Experimente diferentes fontes

Sim, não é muito fácil editar textos no Photoshop, mas esse truque pode deixar a escolha de fontes mais fácil. Escreva um texto e depois selecione a caixa em que ele está inserido. No menu de fontes, selecione o nome da fonte e depois aperte os botão cima e baixo para passear entre as fotos e ver qual fica melhor direto na imagem.

17 - Desfaça mais erros de edição

Ao apertar os botões CTRL+Z (ou Cmz+Z no Mac) você desfaz alguma edição no Photoshop, porém ao segurar também o Alt você consegue retroceder ainda mais. Também exste a possibilidade de escolher qual é o limite de desfazer através de Preferences > Performace > History States. Mas cuidado: quanto maior foi o limite de "desfazer" que você escolha, mais será exigido do seu sistema operacional

18 - Seja mais preciso com brushes

Se você tem que fazer uma edição precisa, então sua melhor opção é utilizar o curso crosshair no menu Preferences > Cursors. Lá, é só alterar a configuração.

Agora, depois desses métodos, você pode não ser um expert no Photoshop mas agora saberá como manejar muito melhor imagens no software.

Via Gizmodo