Aprenda a resolver o problema do PC que reinicia sozinho

Por Dimitri Pereira

Um dos maiores inconvenientes que pode acontecer e que provavelmente você já foi vítima é do PC que reinicializa sozinho, do nada, sem que você esteja esperando. Ele desliga, você perde o que estava fazendo e tem vontade de jogá-lo pela janela.

As causas para esse pesadelo podem ser inúmeras, mas se dividem em dois potenciais problemas: hardware ou software. A seguir você vai entender o que pode estar acontecendo e como resolver esse incômodo caso a caso. Depois de bem explicados, você estará mais preparado para identificar onde está o problema e como solucionar.

Se o problema for no Hardware

O hardware é a parte física do computador, formado pela placa mãe, pelo processador, pela memória RAM, pela placa de vídeo e os demais itens. A seguir vamos ver como cada um deles pode ser responsável pela reinicialização súbita.

O processador

O processador, peça que é o cérebro da máquina, responsável pelo cálculo de milhões de informações por segundo, é um item que superaquece muito rapidamente. Por isso o computador tem aqueles ventiladores internos para resfriá-lo que, se não forem suficientemente bons para essa tarefa, pode resultar em problemas.

Se esse sistema de resfriamento não funcionar, o processador esquenta tanto que, para não queimar e se tornar inutilizável, ele acaba desligando sozinho, o que provoca a famosa reinicialização súbita do sistema.

Para saber se esse é o caso, você precisa abrir seu gabinete. Confira se o cooler do processador, aquele ventiladorzinho responsável pelo resfriamento, está limpo. Com o tempo, é comum que ele acumule muita poeira e sujeira, você pode se surpreender com a quantidade. Toda essa sujeira pode impedir que o ar quente seja expelido para fora de sua máquina causando o superaquecimento. Dessa forma o processador não suporta e reinicia mesmo.

Outro fator que pode estar contribuindo para o superaquecimento do processador é que a pasta térmica pode estar seca. Essa pasta térmica ajuda a levar o calor para as estruturas de alumínio ou cobre do cooler, mas caso esteja seca, não vai conduzir o calor que deveria.

Para resolver o problema, você deve fazer a limpeza do cooler. Retire-o, limpe toda a poeira e sujeira e troque a pasta térmica por uma nova. Se o problema de reinicialização súbita for o superaquecimento do processador, essas medidas serão suficientes.

hardware pc reinicailizando

A memória RAM

Outro composto fundamental para o funcionamento do seu PC é a memória RAM. Sem ela, funções básicas como inicializar o sistema se tornam impossíveis. No entanto, problemas como sujeira, oxidação e umidade podem causar alguns problemas. Caso a placa mãe não seja limpa com uma certa frequência, pode acontecer dos slots, barramentos e contatos oxidarem.Se isso acontecer, a passagem elétrica será comprometida e seu componente não funcionará como deveria.

Caso aconteça de você ligar o seu PC e este emitir vários bips em sequência, pode ser indício de que há problemas em sua memória RAM.

Para resolver isso, abra o seu gabinete e retire os módulos de memória. Passe uma borracha pelos contatos da peça, que são aquelas partes douradas que encaixam diretamente na placa mãe. Se essa limpeza rápida ainda não resolver, você precisará limpar também os bancos de memória. Aproveite e dê uma geral em todos os slots da placa mãe. Use álcool isopropílico ou uma solução limpa contatos. Depois dessa limpeza tudo deve funcionar normalmente, inclusive a memória RAM.

hardware pc reinicailizando

A placa de vídeo

Outro componente que pode causar a reinicialização súbita é a placa de vídeo, principalmente se você estiver jogando um game pesado no momento da reinicialização. O motivo pode ser também o superaquecimento. Para resolver, realize o mesmo procedimento que fez com o processador: retire a placa de vídeo e certifique-se de que o cooler esteja limpo. Caso não esteja, remova toda a sujeira que possa impedir que o ar quente seja expelido.

Mas outro problema pode também comprometer o bom funcionamento dela. Alguns modelos de placa de vídeo exigem uma carga extra de energia, o que pode sobrecarregar o sistema e dar a pane da reinicialização súbita. Para resolver isso, é necessário conectar um cabo diretamente da fonte de alimentação até a placa de vídeo. Sem o cabo conectado, pode ser que a placa de vídeo fique sem energia suficiente para processar todos os dados e, como consequência, desligue sozinha.

Você deve então conferir se a placa de vídeo está recebendo energia suficiente para processar os seus jogos.

hardware pc reinicailizando

O disco rígido

O disco rígido, ou HD, é um componente mecânico da sua máquina. Com o tempo e o uso constante ele pode começar a apresentar problemas, inclusive o da reinicialização súbita. Ele vai acumulando alguns "bad blocks", que são pequenas partes do HD que ficam impossibilitadas de serem lidas ou terem novos dados gravados por cima. Quando a quantidade de bad blocks é muito grande, as reinicializações se tornam constantes.

Para resolver isso, é bom fazer uma verificação de erros. O próprio Windows oferece uma ferramenta para esse fim, mas caso essa opção não funcione, o ideal é trocar o HD.

hardware pc reinicailizando

A fonte de alimentação

A fonte de alimentação tem um papel fundamental para o bom funcionamento de sua máquina, é ela que fornece toda a energia necessária para todos os componentes funcionarem bem. O papel dela é transformar a corrente alternada que sai da tomada em corrente contínua, além de oferecer a voltagem ideal para cada componente do seu computador. Por isso é de extrema importância que ela seja de boa qualidade e não apresente nenhum defeito.

Ao notar que sua máquina está apresentando instabilidade e erros constantes, provavelmente a causa é a fonte de alimentação. Se ela já for velha e se foi um modelo barato, experimente um modelo novo e veja se o problema cessa, assim você poupará futuros gastos com itens queimados. Escolha um modelo de uma marca de confiança no mercado.

hardware pc reinicailizando

Se o problema for Software

Vimos anteriormente os principais problemas de hardware que podem ser responsáveis pela reinicialização súbita do seu computador. Mas existem outras razões que podem acarretar esse inconveniente a partir do software.

O Windows, apesar de ser um sistema operacional bem programado e de confiança, está sujeito a muitos erros e vírus. Vamos então conferir quais são eles e como resolvê-los.

Modo de segurança

Caso seu computador esteja com o problema de reinicialização súbita, você pode começar a investigação entrando no Windows pelo "Modo de Segurança". Esse modo impede que qualquer driver seja carregado. Dessa forma o Windows inicia praticamente sem nenhum processo desnecessário em execução.

Depois de entrar no Windows pelo Modo se Segurança, clique com o botão direito sobre "Computador" e em seguida vá em "Propriedades". Depois, ao lado esquerdo da janela, clique em "Configurações Avançadas do Sistema". Acesse a aba "Avançado" e clique em "Configurações..." na seção "Inicialização e Recuperação". Depois marque a caixa "Reiniciar Automaticamente".

Ao utilizar essa configuração, seu problema com a reinicialização súbita não vai se resolver, mas ao invés de reiniciar, o Windows vai apresentar um erro, geralmente em forma de código alfanumérico. Copie esse código e pesquise no Google o que esse erro significa e como resolvê-lo.

Problemas na partição

Por diversas razões, alguns arquivos essenciais para o bom funcionamento do Windows podem ser corrompidos. Isso irá impedir que o computador inicialize, por exemplo. Para esses casos existem apenas duas soluções. Ou tentar restaurar o sistema pelo DVD de instalação, o que quase nunca funciona, ou formatar a partição do computador e reinstalar todo o sistema para restaurar os arquivos essenciais que foram corrompidos.

Erros no registro do Windows

Com o uso constante e as frequentes instalações e desinstalações de aplicativos e programas, o registro do Windows acaba sendo modificado inúmeras vezes. Isso gera, inevitavelmente, erros e inconsistências. Para resolver esse problema e corrigir essas falhas no registro, você precisa utilizar programas especializados, como o CCleaner e o TuneUp Utilities.

Vírus

Se o seu computador reinicia sozinho sem nenhum motivo, saiba que existem vírus que são programados para fazer somente isso. Se o seu computador é novo e todos os seus componentes de hardware estão funcionando normalmente, suspeite disso. Para resolver esse problema a solução é simples: basta instalar um bom antivírus e fazer uma varredura completa em sua máquina. A maioria dos antivírus é capaz de eliminar esses vírus tranquilamente.

Essas dicas foram úteis? Você já teve esse problema de reinicialização súbita? Compartilhe com a gente a sua experiência. Deixe um comentário.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.