Aprenda a remover os olhos vermelhos de suas fotos com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

A tecnologia avançou, a resolução das câmeras deu um salto significativo e até tecnologias incríveis como a Estabilização Óptica de Imagem surgiram, mas nós ainda temos que lidar com um problema antigo: o indesejável efeito dos olhos vermelhos, causado pelo reflexo da luz direto na retina.

O olho humano funciona como uma espécie de câmara escura com um orifício central, a pupila, que é irrigada por diversos vasos sangüíneos, o que lhe confere uma cor vermelho-alaranjada. No entanto, a pupila é geralmente vista como sendo da cor preta, pois a luminosidade é maior fora do olho, deixando a parte interna escura. Desta forma, quando o flash ilumina o olho, a cor vermelha da pupila é refletida no exato momento em que a imagem é capturada pela câmera. O fenômeno também se repete em algumas espécies de animais, como os gatos, que possuem uma camada refletora atrás da retinapara melhorar sua visão noturna. Quem diria que os olhos realmente são vermelhos?

Leia mais: Aprenda a mover objetos ou pessoas em fotos sem deixar 'buracos'

Sendo real ou não, sabemos que ninguém quer publicar aquela foto bacana da viagem de férias nas redes sociais com os olhos vermelhos. Felizmente, remover o efeito é uma tarefa simples de ser realizada em editores de imagem como o Photoshop. Siga o passo a passo abaixo e aprenda a fazê-lo.

Método simples: Ferramenta Olhos Vermelhos

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja corrigir através do comando Arquivo (1) > Abrir (2).

Photoshop Abrir

A imagem que vamos utilizar neste tutorial é esta:

Olhos vermelhos (grande)

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Olhos Vermelhos” (2) (“Red Eye Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop, posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Pincel de Recuperação” (1) até surgir o menu com mais ferramentas de correção. Você também pode usar a tecla "J" do teclado para ativar a ferramenta.

Ferramenta Olhos Vermelhos

Passo 3

Altere as configurações na barra de opções da ferramenta (localizada no canto superior esquerdo da tela). Na opção “Tamanho da pupila” utilize o valor “25%” e em “Intensidade do escurecimento”, o valor “50%”.

Opções Ferramenta Olhos Vermelhos

Os valores podem ser alterados dependendo da qualidade e contexto da foto. Caso não obtenha resultados satisfatórios com os valores sugeridos, altere a opção “Tamanho da pupila” de acordo com o tamanho do círculo avermelhado na fotografia e a opção “intensidade do escurecimento” de acordo com a claridade e intensidade de cor do vermelho apresentado na imagem.

Passo 4

Clique com a “Ferramenta Olhos Vermelhos” na área vermelha dos olhos - tenha cuidado para não clicar em outra parte do olho.

Clique Ferramenta Olhos Vermelhos

O Photoshop irá processar a área da imagem selecionada e remover o tom vermelho, como no exemplo abaixo:

Resultado 1 Olho Vermelho

Repita o passo 4 com o outro olho para obter o resultado desejado:

Resultado 0 Olho Vermelho

Método avançado: Seleção + Matiz/Saturação

O Photoshop ainda oferece outro método para a remoção dos olhos vermelhos, o qual permite personalizar ainda mais o resultado. Para começar, repita o Passo 1 do primeiro método, então siga os passos abaixo.

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Letreiro Elíptico” (2) (“Eliptical Marquee Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop, posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Letreiro Retangular” (1) até surgir o menu com mais ferramentas de correção. Você também pode usar a tecla "M" do teclado para ativar a ferramenta.

Ferramenta Letreiro Elíptico

Passo 3

Com a “Ferramenta Letreiro Elíptico”, selecione a área vermelha dos olhos clicando e arrastando o cursor para controlar o tamanho do circulo de seleção a ser formado. Se você tiver dificuldades para centralizar a seleção no olho, pressione a barra de espaço enquanto ainda mantém o botão esquerdo do mouse apertado para posicionar a seleção movimentando o cursor.

Selecionar Olho Vermelho

Passo 4

Com a área desejada selecionada, acesse o menu Imagem (1) > Ajustes (2) > Matiz/Saturação (3).

Menu Ajustes Matiz/Saturação

Passo 5

Na caixa de diálogo do ajuste “Matiz/Saturação”, clique sobre o menu “Principal” (1) e selecione a opção “Vermelhos” (2) para trabalhar apenas com esta cor e deixar as demais tonalidades inalteradas. Você também pode utilizar o atalho Alt + 3 no teclado.

Diálogo Matiz/Saturação Vermelhos

Passo 6

Ainda na caixa de diálogo do ajuste “Matiz/Saturação”, altere a opção “Saturação” (1) para “-100”, enquanto a opção “Luminosidade” (2) deve ser alterada para “-75”. Você pode visualizar o resultado do ajuste em tempo real marcando a opção "Visualizar" (3).

Diálogo Matiz/Saturação Opções

Os valores podem ser alterados dependendo da qualidade e contexto da foto. Caso não obtenha resultados satisfatórios com os valores sugeridos, altere a opção “Saturação” de acordo com a intensidade de cor que você desejada remover (considerando que “-100” remove toda a cor), e a opção “Luminosidade” de acordo com a claridade que deseja remover (considerado que “-100” remove toda a luminosidade).

Repita os passos 3, 4, 5 e 6 com o outro olho para obter o resultado desejado:

Resultado 0 Olho Vermelho

Utilize o método que melhor atender às suas necessidades, mas não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar) na imagem ao final do processo antes de compartilhá-la.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.