Aprenda a inserir marcas d'água em suas imagens com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

A marca d’água, recurso utilizado hoje em dia para atribuir crédito a uma imagem ou para evitar cópias não autorizadas, surgiu pela primeira vez em 1282 na cidade italiana de Fabriano. Na época, o processo era feito em papel quando ele ainda estava úmido e procurava evitar que se falsificasse dinheiro e documentos. Ainda hoje, as marcas d’águas são usadas em papeis importantes, mas geralmente podem ser vistas apenas quando o papel é colocado contra a luz.

No caso das imagens e documentos digitais, copiar é uma simples tarefa de apertar “Ctrl+C”, então a marca d’água acaba cedendo sua função original para sistemas de segurança e certificação digital, que garantem a autenticidade de um documento virtual, protegendo-o contra cópias. Porém, como citado anteriormente, elas podem ser utilizadas para indicar a origem, veículo ou autor da foto e, dependendo da maneira que é aplicada, também pode ser usada para evitar que sua imagem seja utilizada sem autorização.

Hoje aprenderemos a criar uma marca d’água a partir de um vetor ou imagem e aplicá-la em uma fotografia. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Método 1: marca d’água para atribuir crédito ao autor

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja inserir a marca d'água através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que deve receber a marca d’água e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é esta:

Imagem Exemplo Marca D'água

A marca d’água que vamos utilizar neste tutorial é o logotipo do CanalTech:

Marca D'água Logo CanalTech

Passo 2

Com a imagem aberta, vamos inserir a marca d‘água através do comando Arquivo (1) > Colocar incorporados (2). Localize em seu computador a imagem que deve servir de marca d’água e clique em “Inserir”.

Colocar Incorporado Photoshop

Você também pode utilizar a opção abaixo dela, “Colocar vínculados”; a diferença é que quando você insere uma imagem vinculada, caso ela seja alterada, as alterações vão se refletir em todas as imagens onde elas estiverem vinculadas. Isso é útil para pessoas ou empresas que alteram seu logo ou marca d’água com frequência e não querem ter o trabalho de refazer todas as imagens que a receberam.

Passo 3

O Photoshop posicionará a marca d’água ao centro da imagem original, em modo de “Transformação Livre”, o que adiciona pontos de controle ao redor da imagem para que você possa alterar o tamanho e posicionamento dela.

Transformação Photoshop Marca D'água

Os pontos nas extremidades da imagem (1) servem para alterar o tamanho da marca d'água. Basta clicar e arrastar em qualquer um destes pontos. Para fazer um redimensionamento proporcional, clique sobre um dos pontos nos cantos da imagem, segure o botão esquerdo do mouse e a tecla “Shift” do seu teclado.

Posicionando o mouse fora da imagem é possível rotacioná-la ao clicar e arrastar. Normalmente, o ponto de rotação é o centro da imagem (3), mas você pode alterá-lo ao clicar e arrastar o ponto para outro lugar.

Para mover a imagem, basta clicar e segurar em qualquer lugar da área interna da imagem (2) e arrastá-la até a posição desejada.

Quando ficar satisfeito com o tamanho e posição da imagem, pressione a tecla “Enter” do seu teclado para confirmar a inserção e transformação da marca d’água. No nosso exemplo, a marca d’água ficou no canto superior esquerdo da imagem:

Marca D'água Canto

Passo 4 (Opcional)

Se você quiser inserir uma marca d’água com fundo transparente (ou seja, que não seja retangular), recomendamos adicionar um efeito de sombra para que ela não se misture com a imagem original no caso de haver cores e luminosidade próximas à da marca d’água.

Para adicionar o efeito de sombra, localize a paleta “Camadas” (1) no canto inferior direito da janela do Photoshop, selecione a camada da marca d’água (2), clique sobre o botão “Adicionar estilo de camada” (3) e selecione a opção “Sombra projetada” (4).

Menu Sombra Camadas Photoshop

Você será levado à caixa de diálogo “Estilo de camada”, na página do efeito “Sombra projetada”. Nela, você poderá determinar a cor da sombra (1), seu nível de transparência (2), o ângulo em que ela será projetada (3), sua distância em relação à marca d’água (4), o quanto ela vai se expandir (5) e o quanto ela vai se esfumaçar (6).

Você poderá visualizar todas as alterações em tempo real marcando a opção “Visualizar” (7). Assim que ficar satisfeito com a sombra gerada, clique em OK para aplicar o efeito.

Diálogo Sombra Photoshop

Para utilizar uma sombra clara (brilho), além de alterar a cor da sombra (1), também é preciso alterar o “Modo de Mesclagem” para “Normal”.

Método 2: Mesclar marca d’água para evitar cópia não autorizada

O tipo de marca d’água apresentado anteriormente pode ser removido caso outra pessoa recorte a imagem ou insira outro elemento por cima da marca d’água. Por esse motivo ele não deve ser utilizado caso a intenção seja proteger o autor de cópias.

Para esse fim, a marca d’água deve ser mesclada com a imagem original de modo que não seja possivel separar uma da outra. Repita os passos 1, 2 e 3 do método anterior, deixando a imagem grande e mantendo-a centralizada sobre a imagem original.

Passo 4

Agora, vamos mesclar a marca d’água com a imagem utilizando transparência. Para isso, localize a paleta “Camadas” (1) no canto inferior direito da janela do Photoshop, selecione a camada da marca d’água (2) e clique sobre a caixa de texto “Opacidade” (3). Então, digite o valor de opacidade desejado. No exemplo, utilizamos o valor “25%”.

Transparência Photoshop Marca D'água

Concluindo esta etapa, o resultado foi o seguinte:

Resultado Mesclagem Marca D'água

Observe que dessa forma será impossível remover a marca da imagem, de modo que se outra pessoa quiser utilizá-la, terá de manter os créditos. Não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar, ou "Ctrl + S") na imagem antes de utilizá-la com a marca d’água.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.