Aprenda a corrigir pequenas imperfeições em suas fotos com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

Um dos motivos pelo qual o Photoshop é popular hoje em dia é a sua capacidade de retocar pessoas digitalmente: remover manchas da pele, acne, rugas, olheira e outros tipos de imperfeições naturais do ser humano. E conforme a tecnologia foi evoluindo, a Adobe, desenvolvedora do Photoshop, tratou de deixar esse recurso cada vez mais fácil de usar e cada vez mais eficiente. Agora é só uma questão de usar a ferramenta certa para resolver cada problema.

Neste tutorial você aprenderá a usar a "Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas", capaz de remover imperfeições com um só clique do mouse. Você também vai conhecer as opções desta ferramenta e vai poder comparar, lado a lado, seus resultados.

Vamos aprender? Siga o nosso passo a passo abaixo.

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Imperfeições

A imagem escolhida para exemplificar possui uma boa aproximação no rosto, onde é possível visualizar as imperfeições que queremos corrigir.

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas” (1) (“Spot Healing Brush Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado abaixo, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a "Ferramenta Pincel de Recuperação" até surgir o menu com mais ferramentas de correção.

Selecione-a ou use a tecla "J" do teclado para ativá-la.

Pincel de Recuperação para Manchas

Passo 3

Agora que a "Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas" foi selecionada, é preciso ajustar o tamanho do pincel que será aplicado sobre a imagem. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Pincel de Recuperação para Manchas

Nela, é possível personalizar a pincelada clicando no botão "Seletor Pincel" (1). Um painel surgirá e apresentará duas opções importantes: "Tamanho" (2), que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza" (3), que determina o esfumaçamento da pincelada.

Para que a gradação entre a área com e sem recuperação seja suave, a "Dureza" deve ser 0%. O tamanho deve ser definido de acordo com a resolução da sua imagem. Procure deixar o tamanho da pincelada cerca de 30% superior ao tamanho do elemento que você quer corrigir.

Passo 4

Com as opções da "Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas" definidas, é hora de botar a mão na massa!

Posicione o cursor do mouse sobre os pontos que você deseja corrigir e clique uma única vez. Para as imperfeições que se estendem sobre o rosto (como rugas e dobras), dê uma pincelada com a ferramenta exatamente no local onde ela está, acompanhando-a com uma curva. No exemplo, a ferramenta foi utilizada desta forma:

Pinceladas de Recuperação para Manchas

Os círculos representam o tamanho do pincel utilizado e os pontos onde foi necessário aplicar apenas um clique. As setas representam as pinceladas feitas com a ferramenta.

O resultado final foi o seguinte:

Resultado Pincel de Recuperação para Manchas

À esquerda: foto original. À direita: foto retocada.

Nâo é uma diferença notável? E sem afetar a textura da pele, evitando aquela aparência de pele borrada que vemos todos os dias nas redes sociais. Agora não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar, ou "Ctrl + S") na imagem antes de utilizá-la com o retoque.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.