Passo a passo: instalando fontes TrueType no Windows, Mac e Linux

Por Luciana Zaramela

Apesar da quantidade de fontes que temos em nossos sistemas operacionais, a qualidade não é lá grandes coisas. Com a facilidade dos serviços digitais, fazer embalagens, convites, cartões de visitas, fôlderes, pôsteres, textos, infográficos e vários outros tipos de trabalhos gráficos aguçou ainda mais a criatividade das pessoas. E, quanto mais criativa for uma pessoa, mais ela busca por variedade de escolha.

O Ultra Downloads conta com uma enorme variedade de fontes para você escolher e baixar. Visite o catálogo e encontre sua(s) fonte(s) preferida(s) agora mesmo!

Instalando fontes UD

Quer instalar uma ou várias fontes TrueType (.ttf) bacanas em seu computador mas não sabe como proceder? Siga os passos deste tutorial. É simples, rápido e funciona para as três plataformas mais utilizadas no mundo todo.

Instalando fontes no Windows

O sistema operacional mais popular do mundo conta com um catálogo de fontes inicial não muito variado. Portanto, se você quer incrementá-lo, faça uma busca por fontes interessantes e instale-as em seu computador!

O primeiro passo é fazer o download da fonte e descompactar o arquivo, utilizando uma ferramenta de sua preferência. No Windows 7, depois de descompactar a fonte, basta clicar duas vezes sobre ela para que seja aberta uma janela exibindo todos os seus caracteres.

Instalando fontes Windows Install

Essa janela é excelente para quem deseja visualizar números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas de uma fonte antes de instalá-la no sistema. Gostou da fonte? Prossiga com a instalação, clicando no botão 'Instalar', na parte superior da janela. Pronto, agora é só abrir um programa de edição de texto ou imagem e começar a usar a nova fonte.

Sistemas operacionais da Microsoft mais antigos também oferecem métodos simples e rápidos de instalação de fontes. No Windows Vista, basta descompactar o arquivo da fonte, clicar sobre ele com o botão direito e escolher a opção 'Instalar'.

Já no Windows XP, será necessário procurar a pasta 'C:\Windows\Fonts' no sistema. Arraste a fonte descompactada para dentro dela. Em versões anteriores do Windows (95, 98, 2000), o procedimento é semelhante: encontre a mesma pasta, abra-a, clique em 'Arquivo' e, em seguida, em 'Instalar fonte nova…'. Procure a fonte desejada e pressione 'OK' para concluir.

Instalando fontes no Mac

Assim como no Windows, instalar fontes no Mac é fácil e instantâneo. Para incrementar seu catálogo, siga as instruções abaixo:

Escolha a fonte desejada e faça o download. O arquivo com a fonte irá aparecer na pasta Downloads/Transferências do sistema. Encontre-o e clique duas vezes sobre ele.

Uma nova janela do FontBook/Catálogo de Fontes irá aparecer na tela, exibindo a fonte baixada. A vantagem é a mesma do Windows: você pode visualizar cada caractere, número, letra minúscula e maiúscula antes de prosseguir com a instalação.

Instalando fontes Mac FontBook

Verificou? Gostou? Então, é só instalar, clicando no botão Install Font/Instalar Fonte, nessa mesma janela. Depois de instalada, a fonte aparecerá em sua lista de fontes e estará pronta para uso em qualquer aplicativo do Mac.

Instalando fontes Mac Instalada

Instalando fontes no Linux

Quem pensa que instalar fonte no Linux é um bicho de sete cabeças está enganado. Talvez, seja tão fácil quanto no Windows ou no Mac. Primeiramente, é preciso criar uma pasta oculta no sistema, chamada ".fonts". Dependendo da sua distribuição do Linux, a pasta já existe. Você pode fazer isso na linha de comando do terminal ou pela interface do sistema operacional.

Instalando fontes Linux 1

Pelo terminal:

Digite o comando $ mkdir ~/.fonts

Ele irá criar uma pasta oculta chamada fonts dentro de seu diretório pessoal. O ponto antes do nome da pasta é o que a torna oculta no sistema operacional. Criada a pasta, basta copiar todas as fontes TrueType para seu interior. Você pode optar por fazer isso pelo terminal ou pela interface do sistema (lembre-se de clicar em Propriedades e marcar a opção de visualizar arquivos e pastas ocultos para ter acesso à pasta).

Pelo terminal:

Digite o comando $ fc-cache para registrar a ação. Ele é quem vai determinar se as novas fontes foram instaladas e atualizar sua lista de fontes do Linux.

Instalando fontes Linux Terminal

Pronto! Quer ver a lista completa de fontes instaladas? Basta digitar o comando fc-list no terminal.

Dica: se você quiser separar suas fontes em várias pastas, basta criar novas pastas dentro da pasta fonts (/usr/share/fonts).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.