Passo a passo: instalando fontes TrueType no Windows, Mac e Linux
Por Luciana Zaramela |

Apesar da quantidade de fontes que temos em nossos sistemas operacionais, a qualidade não é lá grandes coisas. Com a facilidade dos serviços digitais, fazer embalagens, convites, cartões de visitas, fôlderes, pôsteres, textos, infográficos e vários outros tipos de trabalhos gráficos aguçou ainda mais a criatividade das pessoas. E, quanto mais criativa for uma pessoa, mais ela busca por variedade de escolha.
O Ultra Downloads conta com uma enorme variedade de fontes para você escolher e baixar. Visite o catálogo e encontre sua(s) fonte(s) preferida(s) agora mesmo!
Quer instalar uma ou várias fontes TrueType (.ttf) bacanas em seu computador mas não sabe como proceder? Siga os passos deste tutorial. É simples, rápido e funciona para as três plataformas mais utilizadas no mundo todo.
Instalando fontes no Windows
O sistema operacional mais popular do mundo conta com um catálogo de fontes inicial não muito variado. Portanto, se você quer incrementá-lo, faça uma busca por fontes interessantes e instale-as em seu computador!
O primeiro passo é fazer o download da fonte e descompactar o arquivo, utilizando uma ferramenta de sua preferência. No Windows 7, depois de descompactar a fonte, basta clicar duas vezes sobre ela para que seja aberta uma janela exibindo todos os seus caracteres.
Essa janela é excelente para quem deseja visualizar números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas de uma fonte antes de instalá-la no sistema. Gostou da fonte? Prossiga com a instalação, clicando no botão 'Instalar', na parte superior da janela. Pronto, agora é só abrir um programa de edição de texto ou imagem e começar a usar a nova fonte.
Sistemas operacionais da Microsoft mais antigos também oferecem métodos simples e rápidos de instalação de fontes. No Windows Vista, basta descompactar o arquivo da fonte, clicar sobre ele com o botão direito e escolher a opção 'Instalar'.
Já no Windows XP, será necessário procurar a pasta 'C:\Windows\Fonts' no sistema. Arraste a fonte descompactada para dentro dela. Em versões anteriores do Windows (95, 98, 2000), o procedimento é semelhante: encontre a mesma pasta, abra-a, clique em 'Arquivo' e, em seguida, em 'Instalar fonte nova…'. Procure a fonte desejada e pressione 'OK' para concluir.
Instalando fontes no Mac
Assim como no Windows, instalar fontes no Mac é fácil e instantâneo. Para incrementar seu catálogo, siga as instruções abaixo:
Escolha a fonte desejada e faça o download. O arquivo com a fonte irá aparecer na pasta Downloads/Transferências do sistema. Encontre-o e clique duas vezes sobre ele.
Uma nova janela do FontBook/Catálogo de Fontes irá aparecer na tela, exibindo a fonte baixada. A vantagem é a mesma do Windows: você pode visualizar cada caractere, número, letra minúscula e maiúscula antes de prosseguir com a instalação.
Verificou? Gostou? Então, é só instalar, clicando no botão Install Font/Instalar Fonte, nessa mesma janela. Depois de instalada, a fonte aparecerá em sua lista de fontes e estará pronta para uso em qualquer aplicativo do Mac.
Instalando fontes no Linux
Quem pensa que instalar fonte no Linux é um bicho de sete cabeças está enganado. Talvez, seja tão fácil quanto no Windows ou no Mac. Primeiramente, é preciso criar uma pasta oculta no sistema, chamada ".fonts". Dependendo da sua distribuição do Linux, a pasta já existe. Você pode fazer isso na linha de comando do terminal ou pela interface do sistema operacional.
Pelo terminal:
Digite o comando $ mkdir ~/.fonts
Ele irá criar uma pasta oculta chamada fonts dentro de seu diretório pessoal. O ponto antes do nome da pasta é o que a torna oculta no sistema operacional. Criada a pasta, basta copiar todas as fontes TrueType para seu interior. Você pode optar por fazer isso pelo terminal ou pela interface do sistema (lembre-se de clicar em Propriedades e marcar a opção de visualizar arquivos e pastas ocultos para ter acesso à pasta).
Pelo terminal:
Digite o comando $ fc-cache para registrar a ação. Ele é quem vai determinar se as novas fontes foram instaladas e atualizar sua lista de fontes do Linux.
Pronto! Quer ver a lista completa de fontes instaladas? Basta digitar o comando fc-list no terminal.
Dica: se você quiser separar suas fontes em várias pastas, basta criar novas pastas dentro da pasta fonts (/usr/share/fonts).