O que é OGG Vorbis?

Quase todos os reprodutores de áudio, como o VLC Media Player, possuem suporte nativo ao OGG Vorbis

Desenvolvido pela Xiph.org Foundation, o formato de arquivos de música Ogg Vorbis é um padrão de codificação e decodificação de áudio totalmente livre de patentes, o que o torna ideal para aqueles que precisam de um codec gratuito para armazenar as suas músicas. Com extensão .ogg ou .oga, este padrão consegue que seus arquivos sejam menores do que o MP3 e conseguir níveis melhores de qualidade.

Construído para substituir o MP3, que é um padrão proprietário da Fraunhofer IIS e em 1998 passou a cobrar taxas de todos os equipamentos que trouxessem o codificador embutido, o Ogg Vorbis é dividido em duas partes: o Ogg, que contém as informações referente aos metadados, e o Vorbis, que é o codificador utilizado em cima do Ogg para comprimir as músicas, sendo tecnicamente possível utilizá-los separadamente em conjunto com outros padrões.

Logo OGG Vorbis

Diferentemente dos formatos FLAC e Monkey's Audio, o OGG Vorbis é um codec que trabalha com perdas de informações como o MP3 e WMA, suportando até 255 canais independentes de reprodução, sendo uma excelente opção aos dois por gerar arquivos 25% menores em média mas demorando um tempo um pouco maior no processo de codificação. Muito adotado por usuários do sistema operacional Linux por ter seu código aberto, sendo bastante popular também entre usuários do Windows, trazendo codecs de compressão e decodificação para ambos os sistemas de forma nativa.

OGG Vorbis

Costuma utilizar o formato Ogg Vorbis no seu dia-a-dia ou em seu reprodutor de músicas portátil? Conte-nos o que acha!