Microsoft pode estar desenvolvendo interface touch para o Office

Por Redação | 19 de Maio de 2014 às 15h04

O Windows 8 chegou ao mercado em 2012, e o foco principal do sistema são dispositivos com tela sensível ao toque. Mas, mesmo com toda a movida da Microsoft para o touch, seu principal programa de produtividade, o Office, ainda não é adaptado para tal, ficando no bom e velho mouse e teclado. Com isso, existe uma demanda dos usuários para que a Microsoft crie uma interface touch para o Office, e pode ser que não demore muito para isso acontecer.

Segundo alguns documentos encontrados no site da Microsoft Research, a empresa estaria trabalhando em tal interface – e dá para se ter uma noção do que está por vir.

Word Touch
Excel Touch
PowerPoint Touch
Outlook Touch

Os screenshots encontrados no documento mostram a parte de edição de arquivos, então não tem como fazer uma comparação com o Office para iPad, que é focado em touch (obviamente), mas é possível ver que elas são diferentes superficialmente, principalmente na barra de ferramentas no topo.

As legendas das imagens contêm o texto “UX proposal for pen and ink for Office Gemini”, o que confirma que elas são da interface para dispositivos móveis para o Office (Gemini é o codename usado pela empresa para o Office touch desde 2013).

O documento tem um copyright de 2013, e foi descoberto por Paul Thurrott, do site Win Super Site. Ele diz respeito a uma interface que está sendo desenvolvida com o uso de canetas em mente. A Microsoft removeu os arquivos do site Microsoft Research, mas eles ainda estão disponíveis em vários mirrors por aí.

Lançar uma interface focada em toque faz todo o sentido para a Microsoft, o que já chegará tarde no mercado. Os tablets estão ganhando cada vez mais espaço entre os gadgets e PCs, e a empresa possui sua própria linha de aparelhos do tipo, como o Surface Pro 2. Uma interface touch para a plataforma pode incentivar empresas a adquirirem o produto, pela mobilidade e facilidade de uso.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.