Crie fotos preto e branco com elementos coloridos no Photoshop

Por Sérgio Estrella

Um dos efeitos mais populares entre os usuários de redes sociais é aquele em que toda a foto é preto e branco, com exceção de um único elemento, sejam eles rosas, lábios, unhas, olhos, livros ou até parte do cenário. O Photoshop não dispõe de um recurso ou filtro próprio para esse fim, mas oferece todas as ferramentas que, se combinadas corretamente, podem produzir esse resultado com facilidade.

Neste tutorial você aprenderá a usar o comando "Remover Saturação", que remove instantaneamente toda a informação de cor da foto ou área selecionada. Também conheceremos o comando "Inverter Seleção", que em conjunto com a "Ferramenta Seleção Rápida", permite selecionar o objeto que deverá se manter colorido e o fundo que deverá perder a cor simultanemanente.

Vamos botar a mão na massa? Siga o nosso passo a passo abaixo.

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja aplicar o efeito através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que vai editar e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo PB   Colorido

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Seleção Rápida” (1) (“Quick Selection Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a "Ferramenta Varinha Mágica" até surgir o menu com mais ferramentas de seleção.

Selecione-a no menu (2) ou pressione a tecla "W" do teclado para alternar entre os dois tipos de ferramentas até ativar a indicada.

Ferramenta Seleção Mágica

Passo 3

Agora que a "Ferramenta Seleção Rápida" foi selecionada, ajuste o tamanho do pincel, pois esta ferramenta utiliza pinceladas para identificar as áreas de seleção. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Ferramenta Seleção Rápida

Nesta barra de ferramentas, é possível personalizar o diâmetro e dureza do pincel de seleção (4). Ao clicar neste botão, você verá as opções "Tamanho", que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza", que determina o esfumaçamento da pincelada.

Neste exemplo, colocaremos um tamanho que permita que o pincel passe por todas as áreas do objeto que deverá permanecer com cor sem atingir os elementos que deverão perdê-la. Também há a opção "Melhorar Automaticamente" (5) que processa a seleção criada para aumentar a precisão - recomendamos ativar esta opção.

Conforme você pincelar as áreas que compõem o objeto com a ferramenta, a seleção vai se expandindo. Mesmo após pincelar, você poderá adicionar mais áreas de seleção utilizando o modo de adição (2) (ou segurando a tecla "Shift" do teclado enquanto pincelar). Caso alguma área não desejada seja coberta pela seleção, utilize o modo de subtração (3) (ou segurando a tecla "Alt" do teclado enquanto pincelar) para pincelar e excluir partes da seleção. O modo "nova seleção" (1) permite mover a seleção criada ou criar outra do zero. Neste exemplo, utilizamos um pincel fino para pincelar o caule e folhas da rosa sem que a seleção gerada os ultrapassassem.

Seleção PB   Colorido

Passo 4

Agora que o objeto que continuará colorido foi selecionado, é preciso retirar a cor do restante da imagem. Para isso, inverta a seleção através do comando de menu "Seleção" > "Inverter", ou através do atalho de teclado "Shift + Ctrl + I".

Feito isso, remova a cor do que foi selecionado através do comando de menu "Imagem" (1) > "Ajustes" (2) > "Remover saturação" (3), que também pode ser executado pelo atalho "Shft + Ctrl + U" do seu teclado.

Imagem Ajustes Remover Saturação

Tudo o que estiver na seleção, ou seja, toda a área da imagem exceto o que deverá permanecer colorido, vai perder toda a cor. No nosso exemplo, o resultado final foi o seguinte:

Resultado PB   Colorido

Não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar, ou "Ctrl + S") na imagem antes de utilizá-la com o efeito aplicado.