Como usar o filtro 'Pintura a Óleo' do Photoshop em suas fotos

Por Sérgio Estrella

Sempre quis ter um auto-retrato pintado? E que tal uma pintura da vista do seu apartamento? No Photoshop é possível fazer isso e você nem vai precisar de um pintor! Use o filtro de "Pintura a Óleo" e dê à imagem um ar de pintura clássica.

A pintura a óleo é uma técnica artística extremamente flexível (e por isso, popular), que se utiliza de tintas a óleo aplicadas com pincéis, espátulas ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais. A técnica, que tem em Vincent van Gogh um dos seus maiores representantes, cria uma espécie de mistura entre desenho e realismo. No Photoshop, o filtro "Pintura a Óleo" desenha curvas utilizando os detalhes da fotografia e aplica texturas que lembram pincéis e tecido sobre a imagem, simulando uma verdadeira obra de óleo sobre tela. E o melhor é que é muito simples usar este filtro. Acompanhe este passo a passo e aprenda.

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja aplicar o filtro através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que deve receber o filtro e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é esta:

Imagem Exemplo Filtro Pintura a Óleo Photoshop

Passo 2

Com a imagem aberta, vamos aplicar o filtro através do comando Filtro (1) > Pintura a Óleo (2).

Menu Filtro Pintura a Òleo

Passo 3

Você será apresentado à caixa de diálogo do filtro "Pintura a Óleo" e nela poderá configurar o efeito.

Diálogo Filtro Pintura a Òleo

A opção "Estilização" (1) determina o detalhamento do traçado do pincel; quanto maior o número, mais estilizado e menos detalhes a imagem terá. "Limpeza" (2) controla a linearidade dos traçados do pincel; quanto maior o número, cada pincelada será mais reta e geométrica. "Dimensionar" (3) é o controle do tamanho das cerdas do pincel; quanto maior o número, mais cerdas em cada pincelada. "Detalhe da Cerda" (4) determina a nitidez das cerdas do pincel; quanto maior o número, menos desfoque nos traçados.

Na segunda seção da janela você poderá controlar a iluminação do quadro. "Direção Angular" (5) é a opção que determina de onde virá a luz. Como as pinceladas têm relevo, a direção da luz determina qual lado da pincelada será mais claro e qual lado será mais escuro. "Brilho" (6) diz respeito à intensidade da luz incidente nos traçados da imagem. Todas as mudanças realizadas nas opções do filtro se refletem em tempo real na visualização da imagem.

É possível obter uma grande variação de resultados alterando as opções do filtro.

Variação Estilo Filtro Pintura a Óleo

À esquerda, o filtro "Pintura a Òleo" com os atributos orientados à preservação dos detalhes e realismo. À direita, o filtro utilizado com ênfase na estilização e iluminação dos traçados do pincel.

Passo 4

Após selecionar as configurações do filtro, clique em "OK" para aplicar o efeito na imagem. Nosso exemplo ficou assim:

Resultado Filtro Pintura a Óleo

Não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar, ou "Ctrl + S") na imagem antes de utilizá-la com o efeito "Pintura a Óleo".