Como criar um USB bootável

Por Douglas Ciriaco

Instalar um sistema operacional tem sido cada vez mais simples, algo que basicamente qualquer pessoa pode fazer em sua própria casa e sem nenhuma ajuda profissional. Um dos métodos para realizar esse tipo de tarefa é usando um pendrive ou um DVD bootável, que conterá todas as informações necessárias para a instalação.

Se você não sabe como isso funciona, nós explicamos agora em um passo a passo bem simples de acompanhar. Este tutorial será dividido em duas partes: na primeira, você aprende a criar um pendrive bootável com Windows; na segunda, descobre como fazer isso com uma distribuição Linux.

Criando um Windows USB bootável

Se você quer colocar o Windows dentro de um pendrive para facilitar a instalação do sistema, o programa mais indicado para isso é o Windows USB/DVD Download Tool, ferramenta oficial da Microsoft. Faça download dele em sua página oficial.

Passo 01

Depois de instalar e abrir o programa, selecione o arquivo no formato ISO que contém as informações de instalação do Windows.

Passo 02

Agora é a hora de definir o tipo de mídia a ser utilizada. O Windows USB/DVD Download Tool permite tanto a criação de um USB quanto a de um DVD bootável. Escolha a opção “USB Device”.

Passo 03

No passo seguinte, defina qual pendrive será utilizado e clique sobre o botão “Begin copying” para iniciar o processo de criação de um USB bootável com Windows.

Passo 04

Agora é só esperar que a tarefa seja concluída e pronto.

Criando um Linux USB bootável

Para este processo, nós utilizaremos o programa LiLi USB Creator. Faça download dele na página oficial do desenvolvedor.

Passo 01

Agora, depois de instalar e abrir o programa em sua máquina, defina qual pendrive será utilizado como destino.

Passo 02

Agora, selecione a fonte da qual virão os arquivos de instalação do sistema. Uma peculiaridade deste programa é que ele permite tanto extraí-los de um arquivo de imagem ISO quanto de um CD/DVD de instalação (que deve estar inserido no drive óptico da máquina caso você opte por essa modalidade). Existe, por fim, a possibilidade de baixar uma distribuição de Linux direto pelo LiLi para fazer isso.

Escolha a que mais lhe agradar e siga adiante.

Passo 03

Alguns sistemas, como é o caso das distribuições Linux, podem ser executados diretamente do pendrive, sem instalação. Assim, o terceiro passo desse guia serve para quem quer usar o sistema nesse modo e salvar arquivos — deixá-lo em branco ou com 0 MB vai permitir apenas o uso direto, sem salvar qualquer coisa.

Passo 04

Depois de definidas as configurações iniciais, basta clicar sobre o botão cujo ícone é um raio para que o processo se inicie. Enquanto a tarefa é realizada, o LiLi USB Creator informa tudo o que está fazendo e até mesmo uma previsão de tempo para a conclusão da tarefa, então é só aguardar para ter uma distribuição de Linux dentro de um pendrive bootável.