Xiaomi usará impressão 3D na estrutura do seu próximo top de linha, diz Kuo
Por Renato Moura Jr. • Editado por Léo Müller | •

A Xiaomi pode implementar uma novidade impressionante no seu próximo top de linha, o Xiaomi 16 Pro. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a empresa fabricará a carcaça do smartphone utilizando impressssão 3D – um método inovador que pode revolucionar o mercado mobile.
- Oppo, Huawei e outros vs iPhone: qual é a marca preferida na China?
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar?
Caso se prove real, o projeto pode ser o pioneiro de uma tendência que tem tudo para ser implementada em larga escala não só pela Xiaomi, mas também pelas demais fabricantes do mercado. A estrutura criada por impressora 3D tem potencial para ser mais leve, oferecer um controle térmico mais eficiente e ainda ser mais resistente que o normal – tudo isso com custos de produção menores.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Polytite, uma big tech chinesa especializada em impressões 3D de alto nível. Kuo ainda reforça que a abordagem não só seria viável financeiramente para a companhia, como também resolveria grande parte dos problemas relacionados à produção das carcaças tradicionais, proporcionando uma fabricação em larga escala sem precedentes.
Para os usuários, será possível usufruir de um smartphone completo e mais confortável de usar, graças ao peso reduzido. Além disso, a resistência aprimorada do dispositivo também seria uma grande vantagem, protegendo a vida útil do aparelho e dos seus componentes. Contudo, tudo ainda deve ser tratado como rumor, já que a Xiaomi ainda não revelou nada oficialmente.
Quando lança o Xiaomi 16?
A Xiaomi acabou de lançar seu novo smartphone top de linha, o Xiaomi 15. Durante a MWC 2025, realizada em Barcelona durante esta semana, a fabricante chinesa anunciou a distribuição do aparelho na Europa, além dos preços. Isso significa que ela está lançando o aparelho pelo mundo gradativamente.
O Xiaomi 16 Pro seria o sucessor deste modelo, então ainda é um pouco cedo para esperar qualquer anúncio oficial por parte da fabricante. Seguindo o calendário de lançamentos da empresa, podemos esperar mais novidades no fim do ano ou somente no início de 2026.
Leia mais no Canaltech:
- Novo intermediário da Realme tem bateria grande e câmera frontal de 32 MP
- TSMC anuncia investimento de US$ 100 bi para construir 5 fábricas nos EUA
- Celular com câmera boa: 4 modelos da Xiaomi que tiram boas fotos
iPhone barato no Brasil? Saiba que história é essa:
Fonte: XiaomiTime