Sem fake news! WhatsApp testa recurso para validar informações compartilhadas

Por Alberto Rocha | 21 de Março de 2020 às 16h30
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Não são recentes os rumores de que o WhatsApp desenvolve um recurso para combater as fakes news. Mas, de acordo com o site TechCrunch, o mensageiro acaba de retomar os testes e sua última versão beta para Android traz uma ferramenta que permite validar as informações compartilhadas.

Como é possível observar nas imagens abaixo, o serviço com ícone de lupa tende a ser fácil de utilizar, permitindo que o usuário pesquise rapidamente na web o texto ou vídeo compartilhado. Com isso, ele pode se contextualizar e validar as informações ali presentes.

Novo recurso do WhatsApp em forma de ícone de lupa (Imagem: TechCrunch)

Segundo um porta-voz mensageiro, a ideia é que o tal recurso seja lançado em breve na versão estável do aplicativo:

“Estamos trabalhando em novos recursos para ajudar os usuários a descobrir mais informações sobre as mensagens que recebem e que foram encaminhadas muitas vezes. Atualmente, esse recurso está sendo testado e esperamos lançá-lo no futuro próximo”, revela o porta-voz em comunicado.

Na luta contra a disseminação do coronavírus

É importante ressaltar o momento oportuno dos testes, uma vez que várias plataformas como o Facebook e Twitter, que está priorizando contas verificadas e de autoridades da saúde, trabalham para filtrar anúncios e notícias relacionados à COVID-19.

Vale ressaltar que o WhatsApp está envolvido em outra iniciativa no combate à pandemia do novo coronavírus. Recentemente a Organização Mundial de Saúde anunciou um bot para mensageiro capaz de enviar mensagens (somente em inglês) com informações úteis sobre o assunto.

Fonte: TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.