Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivo pode lançar câmera frontal destacável para smartphones

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Agosto de 2021 às 14h35

Link copiado!

Vivo pode lançar câmera frontal destacável para smartphones
Vivo pode lançar câmera frontal destacável para smartphones
Tudo sobre Vivo Mobile Communications Co.

Soluções para posicionamento de câmeras frontais em smartphones têm sido um dos aspectos mais importantes na engenharia de novos celulares. Desde a adoção do notch, passando para formatos de gota, pop-up, furo na tela e mais recentemente a lente diretamente abaixo do display, as marcas têm trazido tecnologias novas a cada geração. A Vivo Mobile registrou uma patente que mostra como pode ser o futuro, com câmeras destacáveis e intercambiáveis.

Segundo imagens anexadas à patente, a câmera ficaria dentro de um pequeno bloco destacável posicionado em um dos cantos superiores do smartphone. Quando conectada, a lente fica completamente escondida abaixo da tela e poderia ser retirada com um movimento de rotação para fora, com um funcionamento similar a sistemas pop-up disponíveis em vários aparelhos, como o OnePlus 7T Pro ou o Motorola One Fusion+.

Continua após a publicidade

Câmera destacável ainda não tem funções definidas

Não foi divulgado exatamente para que serve esse tipo de tecnologia, além da inovação. Uma das possibilidades poderia ser a captura de fotos de uma maneira mais remota com a câmera destacada, usando-a como uma câmera de ação. Mas, para isso ela precisaria ter acoplado algum sistema de memória interna, ou no mínimo alguma forma de transmissão sem fio das informações para o smartphone.

Outro uso possível da tecnologia seria a praticidade para utilização da câmera como uma espécie de módulo atualizável, em que o usuário trocaria a lente a medida que quisesse uma resolução melhor ou outra distância focal, por exemplo. Ideias como essa não são novidade, com projetos de celulares inteiros com partes modulares, como é o caso do Project Ara, do Google. Contudo, o projeto esfriou há anos e nunca chegou a sair do papel.

Em geral, mecanismos físicos como sistemas de movimentação de câmeras tipo pop-up trazem desvantagens significativas na construção dos aparelhos, especialmente por conta da impossibilidade da adoção de resistência contra água ou poeira — não existe uma forma de vedar tais partes de maneira prática. Em teoria, um smartphone com câmera destacável sofreria do mesmo problema, já que as conexões necessárias da lente ficariam expostas ao ar livre.

Continua após a publicidade

Por isso, é preciso ter paciência em relação ao desenvolvimento das câmeras destacáveis, já que o registro de patentes não significa que a tecnologia referida está prestes a ser implementada, e não há sequer uma confirmação de que ela apareça em algum momento.

Fonte: MySmartPrice