Publicidade

Viciado no celular? Este "smartphone de mentira" pode ajudar

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Indiegogo
Reprodução/Indiegogo

O vício em celular é um mal que assola o mundo inteiro. Uma pesquisa da Universidade McGill, do Canadá, aponta que o Brasil é o 4º país mais viciado em smartphones, ficando atrás somente da Malásia, Arábia Saudita e China. Foi pensando nisso que o estadunidense Eric Antonow desenvolveu sua própria solução para o problema: um celular “de mentira”.

Antonow é um profissional de marketing que já passou pelas maiores big techs dos Estados Unidos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ele mesmo se classifica como um viciado em smartphones; em conversa com a Wired, ele relata que mal conseguia passar alguns minutos sem checar a tela, em busca de novas notificações.

A partir disso, Antonow projetou uma forma de superar essa compulsão sem abandonar totalmente o hábito. Ele criou um produto chamado Metaphone, que consiste apenas em um pedaço de acrílico com o mesmo formato de um smartphone.

Com 6 polegadas e bordas arredondadas, o Metaphone pode ser inserido no bolso para transmitir a sensação de que você está carregando seu celular consigo.

Contudo, o fato de não trazer nenhuma função acaba servindo como um desestimulante para checá-lo o tempo inteiro. A ideia é que, aos poucos, a pessoa consiga se desapegar do dispositivo.

Antonow criou o Metaphone a partir de um esboço feito pelo ChatGPT e, a princípio, não tinha pretensão de comercializá-lo. Contudo, as pessoas se mostraram receptivas à ideia: as 100 primeiras unidades produzidas esgotaram rapidamente. Ao abrir um financiamento coletivo, o projeto arrecadou mais que o dobro da meta inicial.

Foi assim que Antonow fez do Metaphone um novo “medicamento” para viciados em smartphones.

No momento, o produto segue em fase experimental, atendendo somente à demanda disponibilizada pelo financiamento coletivo. Entretanto, não é impossível vermos o Metaphone sendo vendido em larga escala no futuro próximo.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Só SNAPDRAGON presta? Entendendo os processadores de celular!

Continua após a publicidade

Fonte: Wired