Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon intermediário com 5G chega no começo de 2021, indica rumor

Por| 03 de Dezembro de 2020 às 13h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

O anúncio do novo Snapdragon 888 não foi acompanhado de um novo processador para a linha 700, como aconteceu com a dobradinha 865 e 765 um ano atrás. Apesar da ausência do novo chip intermediário, um informante publicou que a Qualcomm deve anunciar o componente já no próximo trimestre.

Segundo publicação na rede social Weibo do perfil Digital Chat Station, o novo Snapdragon 7 será lançado no primeiro trimestre de 2021 “assim que possível”. Entre os motivos para a aparente pressa, estão dois rivais recentemente anunciados, que contam com especificações de topo de linha, apesar de não serem concorrentes diretos para o Snapdragon 888.

Continua após a publicidade

Em comum, o Exynos 1080 e o MediaTek MT6893 (ainda sem nome fantasia anunciado) contam com oito CPUs — quatro núcleos de alto desempenho Cortex-A78 e quatro de alta eficiência Cortex-A55. A parte gráfica difere um pouco, com 10 núcleos Mali-G78 no Exynos (G78MP10) e um número ainda não revelado de GPUs Mali-G77 no MediaTek.

Testes preliminares do futuro MediaTek indicam que o processador terá um desempenho equivalente ao Snapdragon 865, usado nos celulares Android topo de linha de 2020. Tanto o MediaTek quanto o Exynos trarão um modem 5G integrado, recurso que também deve ser encontrado no novo Snapdragon.

Os dois rivais já estão confirmados com fabricação em processos de última geração — Samsung 5LPE (5 nm) e TSMC N6 (6 nm), respectivamente para o Exynos e o MediaTek — com a promessa de menor consumo de bateria. A miniaturização dos componentes viabilizou ainda o uso de aceleradores gráficos de alto desempenho, ainda que em número bem menor do que os 24 núcleos Mali-G78 do Kirin 9000 da Huawei/HiSilicon (G78MP24).

Qual é o nome?

Continua após a publicidade

Após o novo chip topo de linha da Qualcomm quebrar a nomenclatura sequencial estreada pelo Snapdragon 835, restam dúvidas sobre qual será o nome comercial do novo processador intermediário da marca. No lugar de “Snapdragon 775”, agora as fichas estão na nomenclatura “Snapdragon 777”, seguindo a superstição por trás do nome 888 (o 8 é considerado um número da sorte na China).

Assim como o 8, o número 7 é bem visto na cultura chinesa, na qual a pronúncia soa semelhante à das palavras equilíbrio ou essência da vida (qī, 齊 ou 氣, a mesma que dá o nome ao padrão de recarga sem fio), em mandarim.

Seja como for o nome, os aparelhos equipados com o novo Snapdragon intermediário são esperados já para o primeiro trimestre do ano, possivelmente na edição chinesa da feira de celulares MWC, marcada para fevereiro.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station