Sistema para celulares da Huawei deve ser lançado a desenvolvedores em dezembro

Sistema para celulares da Huawei deve ser lançado a desenvolvedores em dezembro

Por Diego Sousa | 08 de Novembro de 2020 às 19h00
Huawei

De um ano para cá, o ecossistema Huawei Mobile Services (HMS) da Huawei cresceu significativamente, tornando-se o terceiro maior do mundo, atrás apenas do iOS e do Google Mobile Services (GMS), segundo dados da própria empresa. No entanto, ele ainda funciona em seus smartphones com a personalização EMUI 11 baseada no Android, embora a marca já tenha planos de fazer a migração para o seu próprio sistema operacional.

Embora a Huawei já tenha confirmado que os primeiros smartphones com seu sistema Harmony, também chamado de Hongmeng, serão lançados oficialmente somente em 2021, rumores vindos da China indicam que a versão Beta do SO será disponibilizada para testes ainda neste ano, mais especificamente a partir do dia 18 de dezembro.

Em publicação na rede social chinesa Weibo, um usuário disse ter informações de que o sistema operacional está progredindo bem nos celulares, e que espera que os desenvolvedores possam participar da versão Beta, ajudando a construir o SO. Após o período de testes, alguns usuários terão a oportunidade de atualizar seus celulares entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, para depois ser disponibilizado oficialmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em setembro deste ano, um representante da Huawei já havia confirmado ao site Android Authority que o sistema HarmonyOS seria disponibilizado para aparelhos rodando a personalização EMUI 11. No entanto, o cronograma inicial divulgado pela empresa informava que celulares com mais de 4 GB receberiam o SO apenas a partir de outubro de 2021, e não janeiro.

De toda forma, a atualização é uma ótima notícia para os usuários da Huawei, já que não será preciso adquirir outro aparelho para experimentar o novo sistema operacional.

HarmonyOS: alternativa ao Android

Atualmente, o sistema HarmonyOS já funciona em computadores, relógios inteligentes, carros elétricos e terminais domésticos automatizados. A ideia, aqui, é criar um ecossistema inteiramente conectado, sem depender de outras soluções, como o Android. Inclusive, em agosto o CEO da divisão de consumo da Huawei, Richard Yu, declarou que o SO poderá não apenas substituir o Android nos celulares, como também o Windows no PC.

Com relação ao seu pacote de serviços Huawei Mobile Services, dados da empresa afirmam que já são 2 milhões de desenvolvedores globais, um aumento de 98% em um ano, e 500 milhões de usuários ativos por vez utilizando a loja de apps AppGallery. Recentemente, o ecossistema recebeu importantes atualizações, como a adição do Petal Search e Maps, com a intenção de disputar mercado com o Google Mapas e Pesquisa do Google.

Fonte: Gizmochina

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.