Sistema de segurança da BlackBerry é quebrado pela polícia holandesa

Por Redação | 15 de Janeiro de 2016 às 09h12
TUDO SOBRE

BlackBerry

A BlackBerry possui um dos sistemas de comunicação mais seguros do mercado mobile. Graças ao sistema de encriptação dos servidores, as mensagens enviadas e recebidas pelos aparelhos da empresa são considerados bastante seguros e imunes a ataques de hackers. Por conta disso, muitas empresas e organizações criminosas utilizam os dispositivos e serviços da canadense para realizar comunicações sem que sejam rastreados.

No entanto, toda essa segurança agora pode estar comprometida. De acordo com novas informações, o Instituto Forense Holandês conseguir acessar quase 300 e-mails que estavam armazenados em um smartphone BlackBerry, quebrando o sistema de criptografia que protegia as mensagens. De um total de 325 e-mails, a polícia holandesa conseguir acessar 279 mensagens e ter acesso a informações privadas necessárias para um processo corrente no tribunal.

O smartphone violado estava protegido por um serviço de cifra de mensagens e de comunicações desenvolvido pela companhia canadense Phantom Secure. O serviço fornecia uma camada adicional de segurança aos dispositivos móveis, criptografando as comunicações nos aparelhos tanto no envio quanto no recebimento das mensagens.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Instituto Forense Holandês não divulgou nenhuma informação sobre como conseguiu quebrar a segurança do dispositivo da BlackBerry e da empresa Phantom Secure. O que se sabe, porém, é que foi necessário ter acesso físico ao dispositivo para depois realizar ataques de força bruta. Esse método requer que se desligue o chip de memória da placa de circuitos para conseguir acessar as informações contidas no dispositivo. É possível ainda que a polícia holandesa tenha realizado um procedimento similar sem a necessidade do desligamento do chip de memória.

Fonte: Misdaadnieuws

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.