Sem fotos borradas: tecnologia promete foco total em qualquer distância
Por Bruno Bertonzin |

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma nova "lente computacional" que promete acabar com o foco seletivo nas fotos. A tecnologia consegue capturar uma cena inteira em foco perfeito, desde objetos próximos até o fundo distante, tudo ao mesmo tempo e em um único clique.
- IA no Google Maps vai usar câmera frontal de carros para sugerir troca de faixa
- Celular com super-câmera terá modo exclusivo para fotografar pássaros de longe
A inovação quebra uma das limitações fundamentais da fotografia, a "profundidade de campo", que sempre forçou o fotógrafo a escolher o que ficaria nítido e o que ficaria borrado. O trabalho foi premiado em uma conferência de visão computacional.
O sistema usa uma combinação de lentes curvas especiais e um "chip que dobra a luz" para ajustar o foco de cada parte da imagem simultaneamente. Os pesquisadores destacam que a tecnologia é diferente do "Modo Retrato" dos celulares: em vez de usar software para simular o desfoque, a nova lente captura a imagem real totalmente nítida.
O recurso pode ter um impacto enorme em áreas que exigem precisão, como imagens médicas ou os "olhos" de robôs e carros autônomos.
Para o consumidor, isso pode significar o fim da necessidade de "tocar para focar" na tela do celular. Seria possível tirar uma foto de paisagem com foco tanto no que está logo à frente, quanto mais ao horizonte, por exemplo.
Por enquanto, a tecnologia é um protótipo e ainda não está disponível ao usuário. O próximo passo da equipe é trabalhar na miniaturização do sistema para que ele caiba em smartphones ou câmeras comuns. Os pesquisadores já negociam com fabricantes de lentes e designers de chips para viabilizar o projeto.
Leia mais no Canaltech:
- 5 celulares Xiaomi com câmera boa para comprar sem medo na Black Friday
- iPhone 18 Pro terá traseira transparente, sugere rumor
- Novo intermediário chinês pode chegar em breve com câmera de 200 MP
ASSISTA: Entenda para que serve cada uma das lentes na câmera de seu smartphone #NÃOéÓBVIO #NÉÓ
Fonte: Digital Trends