Samsung regista patente que sugere smartphone com dobra vertical

Por Rafael Arbulu | 23 de Agosto de 2019 às 10h30

O Galaxy Fold nem chegou às prateleiras e a Samsung já está dando sinais de que vem mais “dobra” por aí: segundo o site Let’s Go Digital, a fabricante coreana registrou uma nova patente de smartphone com tela dobrável. O conceito, porém, implica em um modelo com dobra vertical, ao invés do mecanismo horizontal do Fold.

Pelos desenhos do registro da patente, o suposto aparelho se dobra de baixo para cima, parecendo um “bloquinho” quando fechado, mas se abrindo para exibir um display bem alto.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se isso soa familiar, talvez seja essa a intenção da Samsung: recentemente, renderizações vazadas sugerem que a Motorola, em sua releitura do icônico Moto RAZR, será a de um smartphone dobrável em linha vertical, abrindo e fechando exatamente da mesma forma que sugere a patente coreana. Isso pode, então, significar que os sul-coreanos estudam inserir mais um smartphone de tela dobrável no mercado, a fim de competir diretamente com a Motorola.

(Imagem: Reprodução/Let's Go Digital)
(Imagem: Reprodução/Let's Go Digital)

Diferenciando do modelo da fabricante americana (hoje controlada pela Lenovo), porém, há um detalhe no mecanismo de dobra. No caso da Samsung, a patente sugere que haverá um pouco mais de espaço para a execução de alguns apps e configurações primárias: especulamos algo nas linhas de controles de players de música e vídeo e registro de selfies em um formato específico (como um modo retrato de quadro menor).

Suposta renderização do novo Moto RAZR

Evidentemente, a Samsung não comentou nada a respeito e qualquer aplicação prática vista aqui é especulação de nossa parte. Mas podemos adiantar que o setor de smartphones dobráveis deve esquentar consideravelmente nos próximos meses ou anos: a saber, atualmente a própria Samsung deve lançar o Galaxy Fold em setembro, enquanto a Huawei providenciará a chegada do Mate X para novembro, ambas com atrasos e adiamentos repetidos.

Fonte: GSM Arena, via Let's Go Digital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.