Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode adotar botões de toque em futuro Galaxy Z Fold, indica patente

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Maio de 2021 às 08h15

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Uma das pioneiras no segmento, a Samsung é a fabricante que mais investe em smartphones dobráveis. A companhia já trouxe quatro modelos ao mercado, com rumores indicando que mais dois celulares serão lançados em breve: o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3. Além do esperado salto em performance, os próximos lançamentos da marca podem ganhar diversas melhorias estruturais e uma série de novos recursos.

Agora, uma nova patente encontrada pelo site LetsGoDigital sugere que a gigante sul-coreana tem planos ainda mais ambiciosos para futuros telefones dobráveis. A documentação indica que a fabricante estuda abandonar os botões físicos de volume e energia em favor de sensores capacitivos, com gestos configuráveis.

Futuro Galaxy Z Fold com botões capacitivos

Continua após a publicidade

O registro, solicitado pela Samsung em novembro de 2020 e publicado apenas no último dia 20, é chamado de "Galaxy Z Fold Squeeze Gesture", ou gesto de apertar do Galaxy Z Fold, em tradução livre. Como o nome sugere, a patente idealiza a substituição dos botões físicos por capacitivos que habilitam gestos como o de apertar, que podem então ser configurados para ativar funções variadas.

A imagem anexada à documentação mostra oito botões capacitivos, posicionados nas regiões superiores das laterais do telefone. Os gestos funcionariam com o telefone aberto ou fechado, situação em que os sensores de cada lado atuariam em conjunto, dando acesso a quatro funções. Ainda de acordo com o registro, além de um toque simples, seria possível arrastar o dedo, apertar o telefone, entre outras possibilidades.

Continua após a publicidade

Não se sabe se a Samsung planeja adotar a novidade no Galaxy Z Fold 3, ou se o recurso está sendo desenvolvido para um futuro dobrável. Ainda assim, a geração especulada para chegar neste ano já deve contar com novas funções que reimaginam a maneira com a qual o usuário interage com o telefone.

Galaxy Z Fold 3 chega com nova interface

Se o Galaxy Z Fold 3 não adotar os comandos por gestos, é provável que a próxima geração do dobrável premium da Samsung repense a interface do usuário. Um rumor divulgado nesta semana indica que a gigante sul-coreana trabalha na chamada Split UI, que se adapta a diferentes proporções, tamanhos e orientações da tela. A novidade também integraria customização, permitindo que o usuário ajuste a dimensão de certos elementos.

Continua após a publicidade

No mais, inúmeros vazamentos sugerem que o Galaxy Z Fold 3 chegará equipado com Snapdragon 888, nova geração do vidro UTG mais resistente, suporte a canetas S-Pen e nova estrutura "Armor Frame". Outro grande destaque seria a estreia da tecnologia de câmera sob o display, apresentado pela empresa recentemente como "Under Panel Camera" (UPC).

Fonte: PhoneArena, LetsGoDigital