Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm promete nova plataforma 5G para o início de 2019

Por| 22 de Agosto de 2018 às 18h08

Link copiado!

Qualcomm promete nova plataforma 5G para o início de 2019
Qualcomm promete nova plataforma 5G para o início de 2019
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (22) uma nova plataforma tecnológica que deve garantir a conectividade 5G aos celulares topo de linha lançados no ano que vem. No que tem sido considerada uma revelação relativamente ambígua, a fabricante mencionou um novo conjunto formado pelo modem Snapdragon X50 e um SoC (system on a chip) ainda não batizado de 7 nanômetros a ser lançado “durante a primeira metade de 2019”.

Ocorre, entretanto, que a companhia já havia prometido os primeiros hotspots 5G para o final de 2018. Dessa forma, o que se apreende disso é que o atual Snapdragon 855 pode mesmo ser deixado de fora do novo sistema, servindo apenas a aparelhos que utilizem os referidos pontos de WiFi. Senão, basta se lembrar que a Lenovo afirmou no início deste mês que o “primeiro celular com conexão 5G” lançado pela companhia utilizaria o Snapdragon 855.

Dessa forma, os aparelhos com uma conexão mobile 5G propriamente dita devem mesmo utilizar o novo SoC ainda por ser revelado oficialmente. Conforme aposta o site Venturebeat, é de se acreditar que questões associadas ao consumo de energia e à performance wireless tenham dissuadido a Qualcomm e as fabricantes de celulares de utilizar o 855 para os novos aparelhos – preferindo, antes, uma nova plataforma otimizada.

Nova plataforma está em teste

Continua após a publicidade

No mesmo comunicado, a Qualcomm afirmou que a nova plataforma – supostamente composta pelo modem Snapdragon X50 e pelo chipset Snapdragon 865 – já foi remetida aos fabricantes e se encontra atualmente em testes.

A expectativa é que a estrutura “torne possíveis aparelhos com conectividade avançada e que tragam novas experiências e interações intuitivas baseadas em capacidade de Inteligência artificial direto no aparelho, com maior tempo de autonomia e desempenho aprimorado”.

A empresa diz ainda que está “satisfeita” por trabalhar com fabricantes, operadoras e gestores de infraestrutura e padrões de comunicação ao redor do globo. “Estamos comprometidos a colaborar para o lançamento do primeiro hotspot mobile 5G até o final de 2018, e os primeiros smartphones utilizando nossa próxima plataforma mobile devem chegar durante a primeira metade de 2019”, disse o presidente da empresa, Cristiano Amon, na publicação.

Continua após a publicidade

Embora o novo Snapdragon ainda não tenha sido revelado em caráter oficial, sabe-se que o alardeado Snapdragon X50 é um modem que promete conexões de até 5 Gigabits por segundo com latência de 1 a 2 milissegundos – sem dúvida uma melhoria substancial em relação aos modelos 4G utilizados nos smartphones atuais.

Fonte: Qualcomm