Qualcomm deve lançar ao menos mais 4 chips dedicados a celulares para gamers

Por Diego Sousa | 16 de Julho de 2020 às 15h40
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre

Qualcomm

Saiba tudo sobre Qualcomm

Ver mais

O Snapdragon 875, próximo chip para celulares premium da Qualcomm, já está em fase produção em massa na TSMC e deve ser apresentado durante o Snapdragon Tech Summit 2020, em dezembro. No entanto, novas informações vindas da China sugerem que a fabricante terá muito mais novidades para mostrar até 2021.

Na rede social Weibo, um usuário que se autointitula "especialista em chips para celular" publicou uma imagem do suposto relatório de um banco de investimento chinês aparentemente baseado nos futuros lançamentos da Qualcomm e da MediaTek. Segundo as informações, a fabricante norte-americana prepara uma série de chips voltados para games, incluindo um inédito Snapdragon 875G já para o primeiro trimestre de 2021.

Possível captura de tela dos próximos lançamentos de Qualcomm e MediaTek (Foto: Reprodução/Weibo)

Foco em games

Como já havia sido antecipado em outros rumores, a próxima geração de chips da Qualcomm vai usar o processo EUV de 5 nanômetros (nm) da Samsung. Ao que tudo indica, ele deve manter os oito núcleos de processamento divididos em três grupos, ou seja: um núcleo Cortex-X1 (sem frequência especificada) de alto desempenho, três núcleos Cortex-A78 para tarefas do dia a dia e quatro núcleos para eficiência energética — provavelmente o Cortex-A55.

Além do 875G, o relatório indica o lançamento do 735G também no processo EUV de 5 nm para algum momento do primeiro semestre do ano que vem — este seria o sucessor do 730G. Já o 435G, previsto para o primeiro trimestre de 2021, seria a versão gamer do basicão 435, mostrando que a Qualcomm parece não ter esquecido do segmento de entrada.

As informações também sugerem o lançamento de mais dois chips para o fim do ano com foco nos segmentos de entrada e intermediário: o Snapdragon 460 e o Snapdragon 662, respectivamente.

Em relação à taiwanesa MediaTek, há indícios do possível lançamento do Dimensity 600, provavelmente focado no mercado intermediário e fabricado em 7 nm. Além disso, existe a possibilidade de um Dimensity 400, curiosamente sendo construído em 6 nm.

Fonte: Weibo (chinês)  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.