Publicidade

Por que alguns apps populares não funcionam em celulares da Xiaomi?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Danilo Berti/Canaltech
Danilo Berti/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

Quem tem um celular da Xiaomi já pode ter se deparado com a situação de um determinado app simplesmente não funcionar no dispositivo. Existem inúmeros relatos em fóruns e redes sociais que provam que não se trata de casos isolados – os smartphones da fabricante realmente apresentam certos problemas de compatibilidade.

O Canaltech investigou quais apps apresentam mais queixas de usuários e, a partir do que encontramos, analisamos os possíveis motivos por trás desse mistério. Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gov.br

Em suma, existem dois apps destacados quando o assunto é falta de compatibilidade: o aplicativo do governo brasileiro (Gov.br) e o Antutu Benchmark, utilizado para medir a potência de dispositivos diversos.

No Reddit, usuários comentam que em aparelhos Xiaomi com MIUI ou HyperOS, o app Gov.br não aparece na Play Store ou apresenta erro durante a autenticação. No fórum de discussão relacionado, consta que o aplicativo só funciona se o dispositivo estiver certificado pela Play Integrity API com nível “strong”.

As possíveis razões podem estar relacionadas com questões de segurança do sistema operacional da Xiaomi

Continua após a publicidade

Existe uma ferramenta em todo dispositivo Android chamada Play Integrity API – um conjunto de APIs do Google que ajuda desenvolvedores a proteger seus aplicativos contra atividades de risco ou fraudulentas, como tráfego de versões modificadas de um app, dispositivos não confiáveis ou ambientes de emulação.

Isso significa que essas diretrizes de segurança avaliam se o smartphone em questão é um dispositivo seguro para aquele aplicativo antes de instalá-lo. Caso ele não cumpra qualquer um dos requisitos, o processo falha. 

Como muitos celulares Xiaomi podem apresentar modificações de fábrica, uso de ROMs personalizadas ou bootloader desbloqueados, eles podem falhar nessa checagem.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma teoria forte, essa explicação não é absoluta, o que acaba gerando mais confusão entre os usuários.

Nos próprios fóruns, é possível ver que alguns conseguem usar o app normalmente em seu celular Xiaomi, enquanto outros seguem relatando problemas em dispositivos diversos.

Em nossos testes, o aplicativo funcionou normalmente em diferentes celulares da marca, então tudo leva a crer que realmente se trata de uma questão de segurança interna.

O maior problema é que as funções do Gov.br são importantes para qualquer cidadão brasileiro, então ser privado de usar o app acaba sendo extremamente prejudicial.  

Continua após a publicidade

Antutu

No caso do Antutu, o problema é diferente, mas ainda ligado à ausência de permissões específicas. Usuários relatam que o app instalou, mas trava ou não completa os testes em aparelhos Xiaomi – e nesse caso podemos confirmar que é realmente o que acontece.

As possíveis causas podem envolver, primeiro, a certificação de hardware e software: se o aparelho não estiver devidamente certificado ou atualizado, os apps que exigem verificação de integridade podem se recusar a funcionar

Segundo, o sistema MIUI/HyperOS traz modificações que podem interferir em serviços do Google ou alterar parâmetros de segurança sem que o usuário perceba.

Continua após a publicidade

Terceiro, o uso de ROMs personalizadas, root ou modo desenvolvedor ativo pode invalidar certas verificações, fazendo com que apps “sensíveis” bloqueiem o acesso. No Reddit, o modo desenvolvedor também foi apontado como uma das possíveis causas de bloqueio do app Gov.br.

No caso do Antutu, é até “compreensível”, já que se trata de um app extremamente invasivo. Ele submete o celular a diferentes testes, praticamente tomando conta do sistema operacional durante esse período

Dessa forma, o próprio mecanismo de segurança da Xiaomi impede o aplicativo de funcionar – e não é possível desativar isso sem fazer algumas modificações severas.

Continua após a publicidade

Para o usuário que se depara com esse tipo de incompatibilidade, alguns cuidados ajudam.

Verificar se o telefone está com a versão oficial do sistema, se o bootloader está travado, se o modo desenvolvedor está desligado e se os serviços do Google estão atualizados são medidas iniciais.

Se nada disso funcionar, recorrer ao navegador ou site do app pode ser uma alternativa temporária.

No demais, aqueles que desejam adquirir um celular da marca precisam estar atentos a essa realidade para evitar surpresas desagradáveis.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech: