Publicidade

Pixel 6a pode ter tela de 90 Hz “desbloqueada” por software, afirma usuário

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Agosto de 2022 às 09h57

Link copiado!

Google
Google

O Pixel 6a foi apresentado em maio como uma opção mais acessível na linha de smartphones do Google, com tela de 60 Hz. Entretanto, o perfil @TheLunarixus no Twitter mostrou que o aparelho pode chegar a até 90 Hz, por meio de alguns truques de software.

Entretanto, o usuário afirmou que o processo de desenvolvimento do código necessário ainda não foi finalizado. Mesmo assim, ele disse que está trabalhando nisso, mas não divulgou exatamente como é este código.

Além disso, @TheLunarixus afirmou que este display é similar aos utilizados nos modelos Pixel 6/6 Pro e, por isso, poderia chegar a até 120 Hz. De qualquer forma, foi dito que a operação trouxe uma série de problemas, já que o aparelho não é otimizado para rodar sequer a 90 Hz.

Continua após a publicidade

Outra questão importante envolve a dificuldade de realização da operação. É muito provável que o usuário precise de bastante conhecimento técnico para ativar os 90 Hz — inclusive com vários riscos envolvidos. Por isso, o recurso não deve estar disponível de forma tão simples ao usuário comum.

Tela de 90 Hz aproximaria Pixel 6a dos modelos mais caros

Continua após a publicidade

Caso seja realmente possível aumentar a taxa de atualização da tela do Pixel 6a, um questionamento começou a ser feito entre os fãs dos aparelhos: por que, afinal, o Google simplesmente não colocou o recurso como padrão?

Rumores apontam que uma tela de 90 Hz nativa aproximaria demais o dispositivo dos modelos Pixel 6/6 Pro, gerando uma espécie de “concorrência interna” entre os smartphones da mesma marca.

Outro motivo plausível diz respeito à duração de bateria, que pode ser otimizada em aparelhos com frequências mais lentas. Entretanto, diversos modelos atuais dão a oportunidade de o próprio usuário escolher se prefere uma experiência mais fluida, ou maior autonomia.

De qualquer forma, não é possível afirmar que se trata de uma limitação de desempenho, já que o Pixel 6a conta com o mesmo processador Tensor dos aparelhos mais caros.

Continua após a publicidade

Não há como saber se o código realmente será lançado algum dia, mas processos internos tão invasivos não costumam ser muito recomendados em grande parte das situações. Mesmo assim, é provável que essa história tenha atualizações ao longo das próximas semanas.

Fonte: Twitter/@TheLunarixus, via Android Authority