Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam sistema que desbloqueia smartphones pelos fones de ouvido

Por| 20 de Setembro de 2019 às 23h30

Link copiado!

Pesquisadores criam sistema que desbloqueia smartphones pelos fones de ouvido
Pesquisadores criam sistema que desbloqueia smartphones pelos fones de ouvido

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, criaram um método que, se popularizado, pode tornar a relação com nossos smartphones ainda mais fácil e prática. Eles criaram um sistema chamado EarEcho, uma ferramenta biométrica que usa fones de ouvido sem fio modificados para autenticar usuários de smartphones por meio da geometria exclusiva do canal auditivo.

“Temos muitos estudantes andando com os fones nos ouvidos. Isso me levou a pensar no que mais poderíamos fazer com eles”, disse Zhanpeng Jin, PhD, professor associado do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da UB e líder da equipe de pesquisadores que desenvolveu o projeto.

A equipe construiu o protótipo com base em produtos já prontos para uso, incluindo um par de fones de ouvido e um pequeno microfone. Os pesquisadores desenvolveram técnicas de processamento de sinal acústico para limitar a interferência de ruído e modelos para compartilhar informações entre os componentes do EarEcho.

Continua após a publicidade

De acordo com Jin, quando um som é reproduzido no ouvido de alguém, ele se propaga, sendo refletido e absorvido pelo canal auditivo, com todos produzindo uma assinatura exclusiva e que pode ser gravada pelo microfone. "Não importa qual seja o som, os ouvidos de todos são diferentes e podemos mostrar isso na gravação de áudio", diz Jin. "Essa singularidade pode levar a uma nova maneira de confirmar a identidade do usuário, como um equivalente à impressão digital", explica.

As informações coletadas pelo microfone são enviadas pela conexão Bluetooth dos fones de ouvido para o smartphone onde são analisadas. Para testar o dispositivo, 20 indivíduos ouviram amostras de áudio que incluíam variedades de fala, música e outros conteúdos. A equipe realizou testes em diferentes ambientes, como ruas e shoppings, e com as pessoas em diferentes posições com a cabeça.

O EarEcho provou ser 95% eficaz quando o tempo de autenticação foi de um segundo. A pontuação aumentou para 97,5% quando o monitoramento foi de três segundos.

Monitoramento contínuo

Continua após a publicidade

Para Jin, o maior potencial do sistema está no monitoramento contínuo de um usuário de smartphone. O EarEcho funciona quando os usuários usam, de fato, seus fones de ouvido, ou seja, é um sistema passivo, que não exige qualquer ação das pessoas. Jin argumenta que ele é ideal para situações em que é necessário verificar a identidade, como fazer pagamentos com aplicativos móveis. O sistema também poderia eliminar a necessidade de redigitar códigos de acesso ou impressões digitais quando um telefone trava depois de não ser usado. "Pense nisso", diz Jin, "apenas usando os fones de ouvido, como muitas pessoas já usam, você não precisaria fazer nada para desbloquear o telefone".

Fonte: Universidade de Buffalo