Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Patente registrada pela Oppo mostra câmera pop-up lateral para smartphone

Por| 10 de Janeiro de 2020 às 13h40

Link copiado!

Oppo
Oppo
Tudo sobre Oppo

Mantendo a sua tradição de ser uma empresa que “viaja” nas escolhas de design de seus produtos, a fabricante sino-americana OPPO registrou uma patente para uma câmera pop-up de smartphone — ejetável lateralmente.

O registro em si conta com algumas imagens de exemplo de como seria o visual de um smartphone pelo novo recurso: basicamente, o mecanismo de ejeção da câmera ficaria acoplado à unidade de lentes da traseira do aparelho, no canto superior direito.

No âmbito prático, não se pode dizer qual é a vantagem desse tipo de configuração: especialistas da indústria especulam, porém, que isso pode baratear o processo de fabricação da unidade fotográfica de um smartphone (o conjunto de câmeras traseiras e o motor com a lente pop-up ficariam na mesma unidade, algo que não é feito hoje), enquanto outros dizem que isso facilitaria a captura de selfies em modo paisagem (fotos na horizontal em ângulo aberto).

Continua após a publicidade

Particularmente, isso pode trazer desvantagens também: considerando a possibilidade de que isso de fato torne mais barata a fabricação dos aparelhos em si, a câmera pop-up lateral elimina a aplicação de outras formas de design, já que a unidade completa da câmera teria que, forçadamente, ficar alinhada à direita — smartphones que trabalhem com um alinhamento central, por exemplo, já não contariam com esse recurso.

Não que a Oppo se importe: a empresa — e sua proprietária BBK Electronics — sempre foram conhecidas por empregar uma certa ousadia na apresentação visual de seus aparelhos. Ademais, é impossível dizer que isso vá virar um produto completo. É comum neste mercado que o registro de patentes sirva apenas como um mecanismo de proteção jurídica, nem sempre resultando em algo que o consumidor possa comprar.

Fonte: WCCFTech