Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Patente de iPhone dobrável deixa parte da tela de fora para alertas e câmera

Por| 08 de Julho de 2020 às 11h25

Link copiado!

Apple/USPTO
Apple/USPTO

Uma nova patente da Apple publicada ontem (7) apresenta diversas ideias para um eventual iPhone dobrável. Uma das mais interessantes usa uma dobra não centralizada, que deixa parte da tela do celular à mostra para exibir notificações e a câmera de selfie.

A ideia não é totalmente original, sendo parecida com um modo de uso proposto para o Microsoft Surface Duo, ainda que no caso do Duo funcione apenas com a tela levemente aberta. A Xiaomi registrou uma patente semelhante, mas que deixa apenas a câmera de selfie à mostra.

No caso da patente da Apple, a empresa deixou clara a utilidade da dobra assimétrica no documento. A parte visível da tela pode ser usada, por exemplo, para exibir notificações de mensagens, eventos da agenda, informações de status (bateria, sinal de Wi-Fi e celular) e mais.

Continua após a publicidade

O registro explica ainda que a tela mantém a função touch, podendo ser usada para ações como controlar recursos do aparelho, fechar notificações etc.

iTouchBar?

Outra ideia proposta na patente é uma tela secundária na traseira do iPhone, o número 50 na imagem acima, que é exibida junto com a faixa de notificações ao dobrar o aparelho. O minidisplay também teria sensores touch, permitindo a interação do usuário com o conteúdo nas duas telas.

Continua após a publicidade

Além da proposta semelhante à TouchBar da linha MacBook Pro, o documento lista como opções o uso de botões físicos ou outros tipos de dispositivos de interação do usuário, sem entrar em detalhes.

Mais ideias

A nova patente da Apple descreve também outras possibilidades para um iPhone dobrável, incluindo um design parecido com o do Razr 2019 com uma espécie de “queixo”, uma solução que lembra o televisor OLED da LG com tela enrolável e até um celular com duas dobras nas laterais:

Continua após a publicidade

Como sempre, em se tratando de patentes, o registro não garante que a empresa esteja desenvolvendo um aparelho com as ideias propostas, mas pelo menos mostra que a Apple não descarta a ideia de lançar um iPhone com tela dobrável.

Fonte: USPTO