Oppo revela a primeira “câmera sob display” do mundo

Por Rafael Arbulu | 26 de Junho de 2019 às 10h27
(Imagem: Divulgação/Oppo)
Tudo sobre

Oppo

Saiba tudo sobre Oppo

Ver mais

No que promete ser uma nova reviravolta no mercado de smartphones, a chinesa Oppo revelou, durante a MWC Shanghai, a primeira “câmera sob display” do mundo, indicando que a tecnologia deve ser empregada em um smartphone comercial em breve.

Segundo teaser divulgado pela empresa em seu perfil oficial no Twitter, a câmera fica localizada onde normalmente o entalhe (notch) ficaria em outros smartphones, com a diferença de que, aqui, o sensor e a lente se encontram dentro da tela. Efetivamente, o aproveitamento da tela é maior.

A Oppo também deu alguns detalhes do funcionamento da nova tecnologia: aparentemente, o display é feito de um material transparente, com uma estrutura de pixels redesenhada que permite a passagem da luz até o sensor fotográfico. Este, por sua vez, parece ser maior do que uma câmera de selfie comum, com uma abertura maior da lente. A Oppo ressalta que, por fora, a área da tela reservada para a câmera ainda tem a função de toque, então não há perda de funcionalidade devido ao emprego da nova tecnologia.

No que tange a eventuais problemas causados pela inserção de uma barreira entre a luz e a câmera, a Oppo informou que desenvolveu algoritmos que servem para prevenir dificuldades como imagem embaçada, brilho excessivo, reflexo de luz e alterações na composição das cores. A fabricante promete qualidade “do mesmo nível que dispositivos mainstream”.

Ainda não é possível colocar as promessas da Oppo à prova, haja vista que a câmera nova foi exibida no evento como um protótipo. A empresa é conhecida por revelar tecnologias antes de novos modelos, mas ela prometeu que um aparelho já está em desenvolvimento empregando a novidade, e ele deve chegar “em um futuro próximo”. Infelizmente, não foram informados mais detalhes quanto a isso.

Fonte: Oppo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.