Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OPPO pode estar desenvolvendo celular sem portas, mas com carregamento com fio

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Abril de 2021 às 13h55

Link copiado!

Reprodução/GSM Arena
Reprodução/GSM Arena
Tudo sobre Oppo

Integrante da BBK Electronics, mesmo grupo de empresas composto por Realme e OnePlus, a vivo é a fabricante do conglomerado que mais arrisca com designs peculiares. Um número significativo de aspectos dos smartphones modernos nasceram em conceitos lançados pela marca, como o leitor de digitais sob a tela. No entanto, um dos projetos mais ambiciosos da marca foi o APEX apresentado em 2019.

Contando com corpo unibody de vidro, o vivo APEX 2019 tinha como maior destaque a ausência de conexões e botões, substituindo-os por pogo pins para recarga e botões de pressão, respectivamente. Sem novidades desde então, o conceito pode acabar voltando aos holofotes em breve, mas desta vez sob uma marca diferente, também integrante da BBK: a OPPO.

Continua após a publicidade

O rumor chega através do leaker Digital Chat Station, que publicou informações sobre o suposto protótipo sem portas da OPPO na rede social chinesa Weibo. O curioso dispositivo pode herdar muitas das ideias aplicadas pela vivo no APEX, e até mesmo integrar tecnologias vistas em conceitos de outras companhias do grupo, como a OnePlus.

Carregamento ao estilo MagSafe

De acordo com o leaker, para lidar com a ausência da porta USB-C, o conceito da OPPO deve trazer um sistema de carregamento similar ao MagSafe, apresentado pela Apple com a chegada da linha iPhone 12. A solução da gigante de Cupertino utiliza ímãs para recarga sem fio e comunicação do celular com diferentes acessórios. O aparelho chinês, no entanto, deve seguir uma abordagem mais tradicional.

Continua após a publicidade

O dispositivo conceito ainda manteria o carregamento com fio, sendo significativamente mais veloz que o MagSafe, possivelmente utilizando tecnologia similar à do vivo APEX com pogo pins em uma de suas extremidades. O método manteria o isolamento dos componentes internos, sem depender de aberturas na carcaça, ao mesmo tempo em que preserva a velocidade da recarga com fio.

Botões de pressão e câmera sob a tela

Considerando os problemas gerados pela ideia em outras áreas, a OPPO adotaria sua própria tecnologia de câmera frontal sob o display, além de botões de pressão para favorecer um design focado no aproveitamento de tela, de maneira parecida com o Mi Mix Alpha da Xiaomi. As mudanças radicais seriam acompanhadas ainda de câmeras traseiras escondidas sob a placa de vidro.

Continua após a publicidade

Para lidar com isso, a fabricante chinesa utilizaria um painel eletrocrômico, que mantém a cor opaca normalmente, mas se torna transparante ao receber uma descarga elétrica. O recurso já foi utilizado no OnePlus Concept One, celular apresentado na CES 2020 e desenvolvido em parceria com a McLaren, também com intuito de esconder os sensores de imagem na parte de trás do telefone.

Os vazamentos infelizmente não indicam se a OPPO pretende apresentar o conceito em questão publicamente, como foi o caso do APEX 2019 e do OnePlus Concept One, nem mesmo informam se o aparelho será produzido em massa para vendas. Ainda assim, sua existência comprova as intenções das fabricantes de abolirem as conexões nos smartphones, e desenvolver celulares com aparência cada vez mais sóbria e futurista.

Fonte: PhoneArena, Android Authority