Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um número MEID no celular?

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Julho de 2022 às 17h45

Link copiado!

Jonas Leupe/Unsplash
Jonas Leupe/Unsplash

Todos os dispositivos móveis fabricados no mundo trazem um número MEID. Mas qual é a real função e a importância desse código de registro de celulares e tablets? O Canaltech te explica neste breve guia!

O que significa o número MEID?

O Mobile Equipment Identifier, ou apenas MEID, é um código de identificação global de dispositivos móveis que atuam em redes de internet móvel CDMA (tecnologia relacionada ao 3G). Criado em 2006, o “registro” substitui o número de série eletrônicos (ESN), cujas combinações se esgotaram em novembro de 2008.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, o número de identificação de 14 a 16 caracteres hexadecimais – formado por números de 0-9 e letras de A-F – é dividido em três campos:

  • RR: código regional (local de fabricação do produto) com dois caracteres;
  • Manufacturer Code: código de referência da fabricante com seis caracteres;
  • Serial Number: número de série do dispositivo móvel definido pela fabricante com seis caracteres;
  • CD: dígito de verificação com dois caracteres. Entretanto, esses números extras não são considerados parte do MEID.

Todos os aparelhos eletrônicos com suporte à rede CDMA saem de fábrica com o número MEID registrado no interior. Em alguns casos, a identificação fica localizada na bateria, sob a unidade de energia ou na parte traseira do dispositivo.

Continua após a publicidade

Assim como ocorre com o IMEI, o código permite que as operadoras telefônicas possam rastrear celulares perdidos, roubados ou com defeito. Com esse código global, é possível bloquear o uso do aparelho mesmo a distância.

Quais são as diferenças entre o número MEID e IMEI?

Em resumo, o International Mobile Equipment Identity, ou somente IMEI, é um número de registro individual de cada dispositivo móvel. Em destaque, ele tem objetivo de identificar os aparelhos que se conectam a uma rede móvel GSM.

Continua após a publicidade

É importante destacar que nem sempre um telefone terá um número IMEI ou MEID. Isso porque o primeiro código está relacionado a dispositivos do sistema GSM, enquanto o segundo, como mencionado anteriormente, é atrelado a aparelhos da rede CDMA.

Os registros de identificação para dispositivos móveis também possuem formatos e quantidades de dígitos diferentes. O IMEI é formado por 14 ou 15 caracteres decimais e o MEID usa entre 14 e 16 caracteres hexadecimais.

Contudo, há casos em que o número MEID será o mesmo código decimal usado pelo IMEI sem os últimos dígitos. Essa "coincidência" de combinação pode depender do fabricante do dispositivo móvel e das redes em que o aparelho pode se conectar.

Continua após a publicidade

Como descobrir o número MEID do celular ou tablet?

Como dito, as informações do MEID costumam estar gravadas no interior do dispositivo. Contudo, para maior conveniência do usuário, é possível obter esses dados ao digitar “*#06#” (sem as aspas) no aplicativo de discagem do celular ou tablet.

Automaticamente, o sistema operacional exibirá as informações do MEID e do IMEI do aparelho. Então, a pessoa pode tirar um print ou anotar esses códigos de registro importantes no caso da perda ou roubo do aparelho.

Você já conhecia essas curiosidades sobre o número MEID do celular? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas interessadas no tema!

Continua após a publicidade

Fonte: Wikipedia, Tab TV, IMEI Info (1,2)