Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo chip intermediário da Huawei pode ter gráficos de topo de linha

Por| 18 de Março de 2020 às 17h50

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Provável sucessor do processador intermediário Kirin 810, o modelo 820 já começa a surgir em vazamentos de informações nas redes sociais. Entre as novidades mais interessantes estão o uso da litografia de 7 nm e o processador gráfico ARM Mali-G77, com base em informações divulgadas pelo perfil no Weibo Digital Chat Station.

O Mali-G77 é a última geração de gráficos da ARM, e é utilizado em processadores topos de linha como o Samsung Exynos 990, encontrado no Galaxy S20 em algumas regiões, e o MediaTek Dimensity 1000. O perfil não deu detalhes do número de núcleos gráficos usados no novo Kirin 820. Para referência, o Dimensity 1000 usa nove núcleos (Mali-G77MP9) enquanto o Exynos 990 usa onze (Mali-G77MP11).

Caso o boato se confirme, a parte gráfica será o maior salto no Kirin 820, já que o Kirin 810 utiliza a modesta Mali-G52(MP6), um modelo intermediário da geração anterior, enquanto até mesmo o topo de linha Kirin 990 usa o Mali-G76(MP16), de uma geração passada.

Continua após a publicidade

Na parte da CPU, o núcleo usado segundo o post no Weibo é um ARM Cortex-A76, novamente sem especificar o número de núcleos. O mais provável é que sejam usados dois núcleos A76 em conjunto com outros seis de processamento intermediário ARM Cortex-A55. Comparando novamente com os outros processadores da HiSilicon, o Kirin 810 utiliza uma configuração semelhante, enquanto o Kirin 990 usa uma combinação com quatro núcleos de cada.

Além das melhorias em aceleração gráfica, o post menciona também que o processamento de imagem (ISP) e aceleração de inteligência artificial (NPU) também terão melhorias.

Como acontece com boatos de processadores, não há uma data prevista de lançamento, nem de quando o chip chegará aos celulares nas lojas. Só para comparação, o Kirin 810 foi usado em intermediários como o Honor 9X, Huawei P40 lite, nova 5 e nova 7i.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station via Android Authority