Microsoft aposta alto no Surface Duo com equipe de software e prepara sucessor

Por Felipe Junqueira | 09 de Julho de 2020 às 16h00
Windows Central
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Surface Duo

Ficha técnica

O Surface Duo sequer foi lançado, mas a Microsoft já aposta alto em seu smartphone de duas telas. De acordo com uma reportagem do site Windows Central, a companhia contratou uma equipe só para trabalhar na adaptação do Android em seu dispositivo e também já começou a trabalhar em uma segunda geração.

Até recentemente, a empresa finlandesa de engenharia de software Movil ficou responsável pelo trabalho de fazer o Android 10 rodar direitinho no Surface Duo. Agora, a Gigante de Redmond contratou todos os profissionais que trabalharam no projeto e formou uma equipe interna focada apenas em adaptar o Android para seus dispositivos.

Não se trata de uma aquisição da Movil, no entanto, já que a companhia finlandesa segue normalmente com suas operações não relacionadas à Microsoft ou ao Surface Duo. Apenas os funcionários que trabalharam com o celular de duas telas foram contratados para a nova equipe dentro da divisão de dispositivos em Redmond.

Surface Duo terá duas telas independentes, mas que se conversam (Foto: GSM Arena)

De acordo com a reportagem, é um novo time focado unicamente no sistema operacional — ou, melhor dizendo, na interface do Android — que vai rodar nos celulares da Microsoft. Os apps da companhia já existentes na Play Store são desenvolvidos por outro grupo, que já era interno.

Há expectativa que o trabalho continue após o lançamento, com atualizações que incluem novos recursos e até o upgrade para o Android 11.

Sucessor já em vista

Mas a informação mais marcante veio depois, e envolve um suposto sucessor para o ainda não lançado Duo. Segundo a reportagem, a mesma equipe deve trabalhar no sistema a ser utilizado no Surface Duo V2, que já estaria em desenvolvimento.

Ainda de acordo com a publicação, o celular da Microsoft deve ser lançado até setembro. Vazamento recente apostava em julho, mas tal "evento" pode ter sido adiado em algumas semanas.

O Duo marca o retorno da Microsoft ao mercado de dispositivos móveis após o fracasso do Windows 10 Mobile. Anunciado no ano passado, o celular tem duas telas e roda Android 10, em vez de uma versão móvel do Windows.

Fonte: Windows Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.