Publicidade

Madeira transparente promete ser mil vezes mais resistente do que vidro

Por| 05 de Outubro de 2020 às 13h58

Link copiado!

Ali Abdul Rahman/Unsplash
Ali Abdul Rahman/Unsplash

Vidro? Plástico? Em breve, talvez tenhamos mais uma opção para listar nas especificações de materiais nas telas dos celulares. A pesquisadora Junyong Zhu, em parceria com cientistas das universidades de Maryland e Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu um material transparente à base de madeira que, segundo os pesquisadores, pode substituir o vidro em praticamente todas as suas aplicações atuais. 

Em um artigo publicado no Journal of Advanced Functional Materials, a cientista explica que o novo material oferece um desempenho térmico e luminoso apropriado, próximo do vidro, com a vantagem de ser três ordens de magnitude (mil vezes, de 3 MJ mˉ³ contra 0,003 3.03 MJ mˉ³ do vidro) mais resistente e mais de cinco vezes superior em termos de condutividade térmica.

No caso da última característica, Zhu explica que ela ajudaria no uso do material em janelas, mantendo a temperatura interna em dias de frio de maneira mais eficiente, economizando o uso do ar condicionado

Continua após a publicidade

Outra vantagem apontada é o fato do material ser sustentável, criado com base na madeira da balsa — popular entre aeromodelistas e na fabricação de maquetes —. Ela é tratada com um banho químico que remove sua cor e depois com álcool polivinílico (PVA, na sigla em inglês).

Além da resistência superior e da absorção de impactos, a madeira não estilhaça e tem uma certa flexibilidade — até o ponto em que se parte ao meio. Os cientistas afirmam ainda que o material é mais leve, resultando em um material menos perigoso combinando as suas características.

Apesar de o artigo descrever o uso do material no setor da construção, a alta resistência da madeira transparente oferece possibilidades interessantes de utilização em telas de celulares e tablets. O material não tem previsão de disponibilidade comercial, mas vale ficar de olho.

Continua após a publicidade

O estudo na íntegra pode ser conferido neste link.

Fonte: Journal of Advanced Functional Materials via USDA