Linhas pré-pagas de 17 estados devem ser recadastradas até dia 18 de novembro
Por Rui Maciel | 05 de Novembro de 2019 às 16h05
As pessoas com linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até o dia 18 de novembro para fazerem um recadastramento e atualizarem seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviço de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale para os moradores de cidades dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Esta é a terceira e última fase do recadastramento, que iniciou em 2 de setembro.
Antes dela, residentes das demais Unidades da Federação também entraram na obrigação do recadastramento. O processo ocorreu até o dia 15 de outubro nos seguintes estados: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números, conforme dados da Anatel.
Prestadora | Site | Central de atendimento |
Claro | https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre | 1052 |
Tim | https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre | *144 |
Vivo | https://www.vivo.tl/cadpre | *8486 |
Oi | https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro | 1057 |
Algar | https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 | 1055 |
Sercomtel | https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ | 1051 |
Após a conclusão do recadastramento, as informações serão reunidas em um site, a ser disponibilizado em janeiro do ano que vem pela Anatel. Os cidadãos poderão consultar as linhas ativas a partir do seu registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para identificar se aquelas listadas estão corretas. Segundo a Agência, assim será possível identificar eventuais fraudes.
Fonte: Agência Brasil