LG promete três updates a smartphones mesmo após fim da divisão mobile
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

A semana foi marcada pela notícia de que, após inúmeros rumores, a divisão mobile da LG seria de fato encerrada. De acordo com a empresa, a medida é resultado de cinco anos contínuos de prejuízos, seguidos das tentativas frustradas de venda das operações para a vietnamita Vingroup. Apesar disso, a sul-coreana prometeu que não deixaria seus usuários sem suporte, mantendo seu cronograma de atualizações de software.
- Fornecedores da LG em SP entram em greve após empresa abandonar divisão mobile
- Análise | A divisão mobile da LG tinha ideias ótimas. Mas com execução tenebrosa
- Samsung e Oppo devem fisgar fatia da LG no mercado mobile, prevê estudo
Hoje, em novo comunicado, a LG trouxe mais detalhes sobre seus planos de suporte, confirmando os modelos que continuarão a receber updates nos próximos anos. A empresa faz ainda promessas bastante ambiciosas, afirmando que chegará a entregar três grandes versões do Android para alguns de seus celulares, mesmo após o fim da divisão, prevista para ser encerrada no final de julho.
Como se sabe, a LG seguirá vendendo seus smartphones enquanto haver estoque nas lojas, que ainda devem perdurar por um tempo significativo. A companhia revelou que seguirá com a produção dos aparelhos até o final do segundo trimestre de 2021, que compreende o período entre os meses de abril e junho, para honrar os contratos com operadoras e parceiros. A promessa dos updates, caso seja cumprida, pode dar um último fôlego para esses dispositivos.
Velvet e linhas premium receberão três updates
De acordo com o anúncio, todos os aparelhos premium da marca lançados a partir de 2019 estão inclusos na promessa de três anos de atualizações. Isso inclui os recentes LG Velvet e LG Wing, como também os três modelos da família LG G8 (G8,G8S e G8X) e os últimos dois lançamentos da série V, o LG V50 e o LG V60.
O Velvet, por exemplo, já começou a receber o Android 11 e, assim sendo, está elegível para ser atualizado para o Android 12 e para o Android 13, considerando que o regime anual de updates do sistema operacional da Google seja mantido. O comunicado curiosamente destaca se tratar de uma "promessa de três anos de atualizações", e de uma "garantia de três updates de SO".
Linha K e Stylo limitadas a duas atualizações
A LG prometeu ainda que atualizará os intermediários das famílias K, vendida no Brasil, e Stylo, mas apenas com duas grandes atualizações. A empresa também destaca que "updates futuros dependerão do calendário de disponibilização do Google e do desempenho e compatibilidade do dispositivo". Não está claro, porém, se a sul-coreana se refere às atualizações que prometeu ou ainda a updates além dos anunciados.
Como lembra o The Verge, as novas promessas da LG surpreendem, considerando que a fabricante não conseguia manter seus smartphones atualizados mesmo quando ainda estava em plena operação. Vale lembrar ainda que essa não é a primeira vez que a companhia se compromete com suporte de software. Em 2018, um "Centro dedicado ao Upgrade de Software" foi aberto justamente para lidar com o atraso das atualizações, mas a iniciativa não obteve bons resultados.
Fonte: AndroidCentral, LG, The Verge