Lenovo confirma fim da divisão Legion de smartphones gamers
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

A Lenovo confirmou os rumores de que está desistindo do segmento de celulares gamers. Quase três anos desde a estreia do primeiro Legion Phone e depois do lançamento de seis celulares com foco em jogos, um porta-voz da marca afirma que a mudança acontece como "parte de uma grande transformação do mercado e da consolidação do portfólio para jogos."
- ASUS confirma anúncio do ROG Phone 7 em 13 de abril
- É melhor comprar um celular gamer ou um "top de linha comum"?
Em nota a empresa destaca que manterá o foco em atuais produtos gamers da série Legion, como notebooks, monitores, acessórios e periféricos. Confira abaixo o texto de anúncio oficial do fim da linha Legion Phone:
A Lenovo está descontinuando seus smartphones Legion para jogos móveis baseados em Android como parte de uma ampla transformação de negócios e consolidação do portfólio de jogos. Como líder em dispositivos e soluções de jogos, a Lenovo está comprometida em evoluir a categoria gamer em todos os dispositivos, além de se concentrar onde pode agregar o maior valor à comunidade global de jogos.
Anunciada em julho de 2020, a primeira geração de celulares gamers da Lenovo estreou em dupla com o Legion e o Legion Pro. Ambos ofereciam display OLED de 6,6 polegadas com taxa de 144 Hz, bateria de 5.000 mAh com recarga de até 90 W, câmera frontal pop-up motorizada para evitar entalhe na tela, duas portas USB-C e chip Snapdragon 865 com 5G.
No ano seguinte foram anunciados o Legion Duel 2 e Legion 2 Pro compartilhando uma tela OLED maior de 6,9 polegadas com taxa de 144 Hz, bateria de 5.500 com até 90 W de carregamento, câmera frontal pop-up, duas ventoinhas integradas para melhor circulação de ar, quatro botões ultrassônicos, seis zonas de pressão e painel RGB na tampa traseira.
Em 2022 a Lenovo não lançou modelos Duel ou Pro e, em vez disso, apostou apenas em dois lançamentos mais baratos.
O Legion Y90 trouxe tela OLED de 6,9 com taxa de 144 Hz, chip Snapdragon 8 Gen 1, bateria de 5.600 mAh com recarga de 68 W, câmera frontal posicionada na moldura (agora mais espessa), quatro botões ultrassônicos e duas ventoinhas integradas.
O Legion Y70 foi o último modelo lançado, apostando em um design muito mais comum e sem diferenciais como botões laterais ultrassônicos, ventoinhas ou visual impressionante. O modelo trouxe tela OLED de 6,6 polegadas com taxa de 144 Hz, bateria de 5.100 mAh com recarga de 68 W e um chip Snapdragon 8 Plus Gen 1.
Lenovo desiste, mas há alternativas
Para quem ainda busca um celular com foco exclusivo em jogos e não quer investir em um aparelho de alto desempenho de linhas como Galaxy S23, Xiaomi 13 ou iPhone 14, há alternativas como modelos da série ROG Phone 6 da ASUS e Red Magic 8 Pro da Nubia.
A ASUS, por sinal, prepara o lançamento dos novos ROG Phone 7 para o dia 13 de abril, mantendo o empenho de se consolidar no específico segmento de smartphones gamers ano após ano.