Publicidade

Legion Phone Duel 2 mostra fragilidade no design em teste de resistência

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Abril de 2021 às 19h40

Link copiado!

Divulgação/Lenovo
Divulgação/Lenovo

A Lenovo apresentou nesta quinta-feira (8) o Legion Phone Duel 2, seu mais novo celular gamer, e o aparelho já passou pelo rigoroso teste de resistência do canal JerryRigEverything. O resultado, porém, não foi como esperado.

Como sempre, o smartphone foi submetido às chamas de um isqueiro, às pontas afiadas de chaves e um estilete, e também ao teste de dobra para verificar se sua estrutura é resistente para o uso normal e até para um uso um pouco mais descuidado. Zack Nelson também aproveitou para testar um pouco a potência dos ventiladores que servem para resfriar um pouco o interior do dispositivo. Veja como foi o teste de durabilidade do Lenovo Legion Phone Duel 2.

Tela é boa, mas fica devendo resistência

Continua após a publicidade

O Legion Phone Duel 2 tem uma das melhores telas disponíveis no mercado atualmente, no quesito especificações. São 6,92 polegadas com tecnologia AMOLED, resolução Full HD, suporte a HDR10+, taxa de atualização de 144 Hz e taxa de amostragem de toque de 720 Hz. E nada de distrações como furo ou notch, a câmera frontal fica escondida em uma gavetinha pop up.

Porém, apesar de todas essas características que se igualam aos smartphones com o melhor display do mercado, a tela do Legion Phone Duel 2 ficou devendo um pouco em resistência. A proteção em vidro riscou no nível 6, como praticamente qualquer celular hoje em dia, mas foi no teste de fogo que o aparelho mostrou a maior fraqueza.

Foram 33 segundos com a chama do isqueiro em contato direto com o display, que diferente de muitas telas atuais, não se recuperou totalmente. É verdade que sobreviver às chamas não costuma ser uma exigência de um celular, mas poderíamos esperar um pouco mais de uma tela tão impressionante em números como a do Legion Phone Duel 2.

Continua após a publicidade

Sistema de ventilação sem muita força

O celular gamer da Lenovo tem um sistema com dois ventiladores, sendo um na traseira, que puxa o ar frio para o interior do dispositivo, e outro na lateral, que se torna a parte de cima quando segurado em modo paisagem.

Zack Nelson fez alguns breves testes com a chama do isqueiro, com pequenos pedaços de papel e também com um pedaço de linha arrancada da camisa para ter uma ideia da potência desse sistema de ventilação; Não é grande coisa, mas parece o suficiente para garantir o melhor desempenho do Snapdragon 888 que está dentro do aparelho, evitando que ele esquente demais e cause engasgos na jogatina.

Continua após a publicidade

Construção premium, com falha de projeto

A Lenovo fez questão de colocar o melhor acabamento possível em seu celular gamer, com laterais em alumínio e traseira e parte frontal de vidro. É uma construção teoricamente resistente, não fosse uma divisão central na área onde ficam as câmeras traseiras e o ventilador que puxa o ar frio para dentro do aparelho.

Ficou demonstrado no vídeo que essa lombada, aliada à posição das linhas da antena que não foram reforçadas, causou uma fragilidade no dispositivo. Nelson não chega a fazer muita força antes de o celular quebrar exatamente no ponto onde o quadro metálico dá lugar ao plástico que permite que o modem converse com torres celulares. A fragilidade fica bem clara quando o outro lado também se parte na altura da linha da antena.

Continua após a publicidade

Claro que não é qualquer um que vai forçar o celular da mesma forma que o teste, que serve muito mais como um alerta às fabricantes para evitarem falhas no projeto do que justamente para impedir que o consumidor compre o aparelho. Neste caso, ficou claro que posicionar as linhas de antena na altura onde fica a lombada central não foi uma boa ideia, principalmente por não ter um reforço na área.

A conclusão, portanto, é que o Lenovo Legion Phone Duel 2 não é dos celulares mais resistentes do mercado, mas para o dia a dia está de bom tamanho. Quem é mais desastrado deve tomar um pouco mais de cuidado com o smartphone, mas isso qualquer um com um pouco de bom senso já faz atualmente.

Veja o vídeo na íntegra (em inglês):

Continua após a publicidade

Fonte: JerryRigEverything/YouTube