Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei pode trazer lente líquida em breve às câmeras de smartphones

Por| 19 de Maio de 2020 às 19h30

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Fabricante de alguns dos melhores ‘cameraphones’ disponíveis no mercado atualmente, a Huawei se prepara para dar um belo salto em qualidade fotográfica em um futuro próximo. De acordo com uma patente requerida pela empresa no final de 2019 e concedida no começo de abril, em breve os topo de linha da companhia podem contar com um sistema de lente líquida.

A documentação foi enviada à China National Intellectual Property Administration (CNIPA), um dos órgãos responsáveis pelo registro de patentes do país asiático, em 25 de dezembro do ano passado. Em 7 de abril, o pedido foi aprovado e alguns esquemas foram publicados recentemente, como mostra o site Huawei Central.

De acordo com a publicação, o mecanismo inclui um estator, que se move em direção ao eixo óptico, apertando ou puxando a lente líquida por uma mola conectada. Isso permite que o foco transite de um objeto muito próximo para um bem distante — e vice-versa — de maneira rápida.

Continua após a publicidade

“Ao integrar uma lente líquida, o sistema de imagem pode mudar o plano do foco em milissegundos de modo a fornecer imagens nítidas, independente da distância do objeto para a câmera”, explicou o Huawei Central.

As principais vantagens de um mecanismo desse é, além da velocidade do autofoco e detecção da profundidade é que torna desnecessário um sensor ToF (Time-of-Flight) bem como um mecanismo de estabilização da imagem. Todos esses componentes são integrados à câmera, ocupando menos espaço no smartphone.

Previsão

Continua após a publicidade

Já existem lentes líquidas no mercado, mas ainda não há modelos maduros o suficiente para serem utilizados em câmeras tão pequenas quanto as de um celular. A patente registrada pela Huawei indica que a empresa está perto de transportar a tecnologia para os smartphones.

O Huawei Central aposta alto: “se não for usada na série Mate 40, a série Huawei P50 é uma candidata em potencial para quebrar algumas regras de fotografia no ano que vem”. E aí, você acha plausível ou é muito cedo para arriscar um palpite desses? Conta para a gente nos comentários!

Fonte: CNIPA, via Huawei Central