Huawei patenteia dois modelos de celular com tela que se expande

Por Felipe Junqueira | 16 de Abril de 2020 às 14h30
Divulgação/Huawei
Tudo sobre

Huawei

Saiba tudo sobre Huawei

Ver mais

Depois das telas dobráveis, a próxima evolução em displays de smartphones já começa a surgir no horizonte. Já houve notícias tanto da Samsung quanto da TCL trabalhando em tela expansível, sendo que a primeira registrou patente e a segunda já até mostrou protótipo. Agora, foi a vez da Huawei ter um projeto revelado, também por patente, registrada na China e já publicada globalmente.

Quem traz a informação é o site LetsGoDigital, que também criou imagens mais fáceis de compreender a ideia. A Huawei registrou o pedido de patente com dois modelos levemente diferentes junto à CNIPA (sigla em inglês para Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China), aprovado no dia 14 de abril de 2020. A Organização Mundial da Propriedade Intelectual também registrou o documento.

O modelo A, como a própria empresa chamou, tem o design muito parecido com o Mate X, incluindo a localização e disposição das câmeras. Na frente, a tela ocupa praticamente toda a área, dobrando-se na lateral direita e estendendo-se por boa parte da traseira. Ao abrir, a tela desliza da parte de trás para a frente, aumentando em 30% o tamanho total da tela.

Caption

Já o modelo B é meio que “invertido”: as câmeras ficam no lado esquerdo da parte traseira, em vez do direito, e a tela se dobra também no lado esquerdo. A tela se expande para a direita, ficando uma boa parte dela em uma área muito fina. A vantagem desse sistema é que o display fica até 50% maior.

Como você deve ter notado na imagem, o modelo A expande a lateral curva, o que mantém a espessura do aparelho homogênea mesmo na parte ampliada. Já na outra versão, a tela aumenta “para fora” do dispositivo, ficando apenas a espessura do display e de alguns componentes necessários para seu funcionamento — alguns circuitos, basicamente.

A Huawei deve incluir algum tipo de mecanismo para evitar que o display retraia por acidente. É claro que tudo depende do gosto de cada um, mas me parece que o modelo A é uma opção mais robusta comparado ao modelo B, além de parecer mais confortável de usar. A desvantagem é que o aumento da tela é menor.

E você, caro leitor, o que acha? Conte nos comentários qual modelo parece melhor e qual o motivo para sua escolha.

Fonte: LetsGoDigital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.