Huawei P50 pode chegar em julho com enorme sensor na câmera ultra wide

Huawei P50 pode chegar em julho com enorme sensor na câmera ultra wide

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2021 às 16h10
Huawei/YouTube

No início de junho, a Huawei apresentou oficialmente o HarmonyOS, sistema operacional próprio da marca que substituirá o Android frente às restrições impostas pelos EUA. A gigante chinesa aproveitou a oportunidade para revelar uma série de novos dispositivos que sairão de fábrica com a novidade, incluindo o Watch 3 e Watch 3 Pro e a nova geração de tablets MatePad.

A fabricante também surpreendeu ao confirmar a existência da família de smartphones premium Huawei P50, bem como o design peculiar já vazado no passado que os aparelhos devem adotar. Durante o evento, a empresa afirmou não ter uma data para revelar o telefone oficialmente, por razões que "todos já sabemos", fazendo referência direta às sanções norte-americanas.

No entanto, uma série de novos rumores divulgados nesta semana na rede social chinesa Weibo sugerem que a novidade pode estar mais próxima do que o pensado, trazendo um conjunto de recursos bastante atraente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Huawei P50 pode chegar ao mercado em julho

O primeiro rumor utiliza código binário para sugerir que os novos telefones da Huawei serão revelados em um evento marcado para 29 de julho. O código 1011011001, quando convertido para o sistema decimal, refere-se ao número 729, ou 29/7 quando consideramos as diferenças na organização das datas no país asiático.

Após inúmeros adiamentos, o Huawei P50 pode ser finalmente oficializado em anúncio no dia 29 de julho (Imagem: Huawei/YouTube)

Enquanto isso, outro rumor revela que ao menos o modelo padrão deve ser apenas 4G, em virtude da escassez de chips que também assola a China no momento, o que reduziria o preço como consequência. Ainda assim, espera-se que os modelos mais parrudos P50 Pro e P50 Pro+ ainda tragam suporte ao 5G. Todos seriam equipados com o chip Kirin 9000 proprietário da fabricante, em vez de adotar alguma das soluções da Qualcomm.

Aparelho pode contar com enorme sensor na câmera ultra wide

Por fim, o último rumor encontrado na plataforma sugere que o Huawei P50 pode trazer um dos maiores sensores de câmera do mercado de smartphones na lente ultra wide, com o componente medindo 1/1,18 polegada. Em comparação, o sensor ISOCELL HM3 de 108 MP utilizado no Galaxy S21 Ultra é menor, medindo 1/1,33 polegada (quanto menor o número após a barra, maior é o tamanho).

Esse também seria o maior sensor da câmera ultra wide do mercado — a maioria dos celulares, mesmo os mais premium, utilizam sensores modestos na câmera ultra wide. O OnePlus 9 Pro é uma das raras exceções por contar com uma lente de 50 MP que, ainda assim, é menor que o sensor supostamente adotado pela Huawei, medindo 1/1,56 polegada.

Caso de fato adote o Sony IMX800, o Huawei P50 será o segundo smartphone do mundo a contar com sensor de 1 polegada, ao lado do Sharp Aquos R6 (Imagem: Divulgação/Sharp)

Especula-se ainda que a câmera principal da família P50 adotará o sensor Sony IMX800, o primeiro com dimensão de 1 polegada anunciado para dispositivos compactos, como smartphones. Isso faria do telefone chinês o segundo do mercado a empregar uma câmera com o tamanho avantajado, acompanhando assim o Aquos R6 da Sharp e sua versão renomeada pela Leica.

Fonte: GSMArena, TuttoAndroid, Gizchina

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.