Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei “requenta” celular Nova 7 SE com edição Lohas e inédita CPU Kirin 820E

Por| 22 de Janeiro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei

Apesar do lançamento recente da linha Nova 8, a Huawei encontrou tempo para trazer mais uma versão da linha nova 7. Trata-se do Nova 7 SE Lohas edition, uma proposta de baixo custo do modelo acessível da linha. A principal mudança em relação ao SE original é o uso do processador Kirin 820E que tem uma história curiosa.

Lançado em abril de 2020, o Nova 7 SE teve uma outra edição disponibilizada em outubro do mesmo ano, substituindo o processador HiSilicon Kirin 820 pelo MediaTek Dimensity 800U. A decisão provavelmente foi consequência das sanções impostas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proibiu em maio que a Huawei/HiSilicon fabricasse seus chips com a taiwanesa TSMC.

Edição Lohas

Continua após a publicidade

O Nova 7 SE Youth edition possui especificações idênticas ao modelo original, o que se repete com o Lohas. Volta a tela LCD com 6,5 polegadas e resolução FullHD+ — 1.080 por 2.400 pixels —, a bateria de 4.000 mAh, com opção de recarga com fio a 40 W e as demais especificações iguais.

As principais diferenças da nova versão é que ela oferece apenas uma configuração de memória, com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, e um processador inédito, o HiSilicon Kirin 820E, do qual a Huawei não deu o destaque geralmente reservado para seus novos chips.

Câmera quádrupla

Continua após a publicidade

O conjunto fotográfico do Huawei Nova 7 SE Lohas já pode pedir música, repetindo a configuração quádrupla usada nas outras duas versões. O sensor principal conta com uma resolução de 64 megapixels, acompanhado de lentes grande-angulares, macro e um sensor de profundidade, repetindo as resoluções de 8, 2 e 2 megapixels, respectivamente.

À frente, instalada em um recorte circular na tela, o SE Lohas conta com uma câmera de selfie de 16 megapixels. Tanto a lente frontal quanto as traseiras, apresentam os mesmos números de abertura, com diferenças apenas no processamento de imagem, dependendo da CPU empregada.

Recarga rápida

Continua após a publicidade

Outro componente que volta é a bateria com capacidade de 4.000 mAh. Assim como as outras versões, o Nova 7 SE Lohas é compatível com uma potência de recarga de 40 W, o que permite atingir 70% de capacidade com 30 minutos ligado na tomada.

Volta também a opção de recarga reversa, que permite doar um pouco de carga da bateria para outros dispositivos. O recurso utiliza um cabo USB OTG e oferece potência de até 5 W.

Kirin 820E?

Continua após a publicidade

Apesar de não destacar as diferenças trazidas pelo Kirin 820E em relação ao 820 original, as especificações listadas para o Nova 7 SE Lohas listam um processador de seis núcleos, com três CPUs ARM Cortex-A76 a 2,22 GHz e três núcleos Cortex-A55 a 1,84 GHz.

A configuração é praticamente a mesma do Kirin 820 original, que conta com um núcleo adicional para cada grupo de CPUs A76 e A55. Do chip usado no nova 7 SE volta o conjunto de seis GPUs Mali-G77 e o processador de imagem Kirin ISP 5.0.

O uso de um processador inédito com menos núcleos de CPU sugere que a HiSilicon aproveitou chips que não passaram no controle de qualidade para o Kirin 820, mas poderiam ser utilizados perfeitamente desativando o par de núcleos.

Continua após a publicidade

A técnica, conhecida como binning, é usada amplamente em CPUs e placas de vídeo para desktops, permitindo aproveitar o máximo de chips de uma mesma placa de silício, melhorando o aproveitamento da linha de produção e evitando desperdícios, algo especialmente importante para a Huawei e seus baixos estoques de componentes.

Disponibilidade e preço

O Huawei Nova 7 SE Lohas chega às lojas chinesas com quatro opções de cores e apenas uma configuração de memória. As vendas do modelo começam no sábado (23), com preço sugerido de 2.299 iuanes (R$ 1.940, em conversão direta) e não há previsão de lançamento do modelo no ocidente.

Sem diferenças visuais evidentes, o jeito menos complicado para saber de qual modelo é o celular é consultar o identificador do aparelho:

Continua após a publicidade
  • Huawei Nova 7 SE: CDY-AN00/CDY-AN20
  • Huawei Nova 7 SE Youth: CND-AN00
  • Huawei Nova 7 SE Lohas: CDL-AN50

Huawei Nova 7 SE Lohas edition: ficha técnica

  • Tela: LCD 6,5 polegadas, resolução de 1.080 por 2.400 pixels;
  • Chipset: HiSilicon Kirin 820E
  • Memória RAM: 8 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 64, 8, 2, 2 megapixels (principal, grande-angular, macro, profundidade)
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Dimensões: 162,3 x 75 x 8,6 mm;
  • Peso: 187 gramas;
  • Bateria: 4.000 mAh, recarga com fio a 40 W, recarga reversa a 5 W;
  • Extras: leitor de digitais na lateral;
  • Cores disponíveis: prateado, preto, roxo e verde;
  • Sistema operacional: Android 10, com personalização EMUI 10.1.
Continua após a publicidade

Fonte: Huawei