Google testa função que melhora (muito) a câmera de celulares baratinhos

Google testa função que melhora (muito) a câmera de celulares baratinhos

Por Felipe Junqueira | 14 de Abril de 2020 às 15h45
Reprodução/YouTube

O Google anunciou a versão mais leve de seu app de câmera para smartphones com Android Go junto com o Nokia 1.3, primeiro e, por enquanto, único dispositivo compatível oficialmente com o aplicativo. Para rodar sem problemas em aparelhos que têm hardware muito mais modesto, a Gigante das Buscas removeu alguns recursos — a fim também garantir o processamento da imagem sem demorar muito.

Uma das funções que aparentemente havia sido removida do Google Camera Go foi a função HDR, que serve, neste caso, para reduzir a distância entre áreas claras e escuras e buscar o máximo de detalhes em todos os pontos da imagem. Isso melhora bastante a qualidade, uma vez que evita os estouros em áreas muito claras ou que se perca informação em locais com sombra.

Um grupo de desenvolvedores independentes conseguiu descobrir no código do Google Camera Go uma opção “Detail enhance” (“melhoria de detalhe”, em tradução livre). Dentro dela, dá para o usuário ativar, desativar ou deixar o HDR automático. Ou seja, existe a intenção de liberar esse importante recurso para melhorar as fotos de celulares baratinhos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Configurações do APK para o Google Camera GO com opção de HDR (Imagem: Felipe Junqueira/Canaltech)

Apesar de terem conseguido liberar a opção dentro do app, os desenvolvedores perceberam, no entanto, que ela ainda não está ativa. O Canaltech baixou um APK para testar e realmente notamos que não faz diferença ativar ou desativar a tal melhoria de detalhe.

Cabe aqui observar que este não é o HDR+ usado nos modelos Pixel, que exige bem mais poder de processamento e, portanto, não poderia ser utilizado em smartphones baratos.

Reforçando que o Google Camera Go só está disponível oficialmente no Nokia 1.3 por enquanto. A Gigante das Buscas deu a entender, no anúncio, que a ideia é incluir o app em mais dispositivos baratinhos no futuro, mas aparentemente não haverá uma maneira de instalá-lo em aparelhos já disponíveis no mercado antes da chegada do modelo da HMD Global.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.