Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google testa função que melhora (muito) a câmera de celulares baratinhos

Por| 14 de Abril de 2020 às 15h45

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

O Google anunciou a versão mais leve de seu app de câmera para smartphones com Android Go junto com o Nokia 1.3, primeiro e, por enquanto, único dispositivo compatível oficialmente com o aplicativo. Para rodar sem problemas em aparelhos que têm hardware muito mais modesto, a Gigante das Buscas removeu alguns recursos — a fim também garantir o processamento da imagem sem demorar muito.

Uma das funções que aparentemente havia sido removida do Google Camera Go foi a função HDR, que serve, neste caso, para reduzir a distância entre áreas claras e escuras e buscar o máximo de detalhes em todos os pontos da imagem. Isso melhora bastante a qualidade, uma vez que evita os estouros em áreas muito claras ou que se perca informação em locais com sombra.

Um grupo de desenvolvedores independentes conseguiu descobrir no código do Google Camera Go uma opção “Detail enhance” (“melhoria de detalhe”, em tradução livre). Dentro dela, dá para o usuário ativar, desativar ou deixar o HDR automático. Ou seja, existe a intenção de liberar esse importante recurso para melhorar as fotos de celulares baratinhos.

Continua após a publicidade

Apesar de terem conseguido liberar a opção dentro do app, os desenvolvedores perceberam, no entanto, que ela ainda não está ativa. O Canaltech baixou um APK para testar e realmente notamos que não faz diferença ativar ou desativar a tal melhoria de detalhe.

Cabe aqui observar que este não é o HDR+ usado nos modelos Pixel, que exige bem mais poder de processamento e, portanto, não poderia ser utilizado em smartphones baratos.

Reforçando que o Google Camera Go só está disponível oficialmente no Nokia 1.3 por enquanto. A Gigante das Buscas deu a entender, no anúncio, que a ideia é incluir o app em mais dispositivos baratinhos no futuro, mas aparentemente não haverá uma maneira de instalá-lo em aparelhos já disponíveis no mercado antes da chegada do modelo da HMD Global.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers