Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google pode seguir Apple com chips próprios para tablets e Chromebooks

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2021 às 10h51

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Com lançamento aguardado para outubro, o Pixel 6 marca uma nova fase da família de celulares do Google contando com o primeiro chipset proprietário da companhia para smartphones, o Google Tensor.

Supostamente desenvolvido em parceria com a Samsung, a solução promete entregar uma experiência de uso única graças à presença de uma Tensor Processing Unit (TPU), chip com grande capacidade de processamento de IA portado diretamente dos servidores da gigante das buscas.

Ao que parece, os esforços no desenvolvimento de processadores customizados não deve parar por aí, conforme indica a mais recente reportagem da agência de notícias Nikkei Asia.

Continua após a publicidade

Google deve trazer chips customizados ao Chrome OS

Segundo as informações, o Google estaria agora trabalhando no desenvolvimento de chips proprietários para tablets com Chrome OS e Chromebooks, com as primeiras soluções chegando ao mercado em 2023. Duas das fontes sugerem ainda que a abordagem da Apple e seu Apple Silicon foram "forte inspiração" para que a gigante das buscas fortalecesse os investimentos nessa estratégia.

Também foi indicado que os novos processadores serão baseados na arquitetura ARM e devem contar com os mesmos complementos de Inteligência Artificial, como TPUs, vistos no Google Tensor. O aumento na confiança teria ainda afetado o desenvolvimento da plataforma presente no Pixel 6 — a empresa teria solicitado a fornecedores 50% maior capacidade de produção do que a geração anterior.

Continua após a publicidade

Além disso, as fontes sugerem que os esforços em projetos de chips customizados serão ampliados, o que indica que sucessores do Tensor podem já estar sendo planejados. Ainda não se sabe dizer, porém, se essas soluções chegariam, por exemplo, à família de celulares intermediários da fabricante.

Pixel 6 será primeiro celular da marca com Tensor

O Pixel 6 foi oficializado de surpresa no início de agosto, através de uma série de tweets feitos pela conta oficial do Google. Além das câmeras, que receberam upgrades nos sensores pela primeira vez em anos, um dos principais destaques é o chip Google Tensor. Segundo a companhia, o componente é capaz de executar "os modelos mais poderosos de IA e ML do Google".

Continua após a publicidade

Um dos benefícios proporcionados pelo poder de processamento de IA turbinado do Tensor será visível justamente nas câmeras: além de aprimorar a qualidade de fotos, a TPU integrada permitirá que os algoritmos robustos de HDR e pós-processamento pelos quais a linha Pixel é conhecida sejam aplicados em tempo real em vídeos.

Fonte: Gizchina, Android Authority