Google mira mercado emergente para aumentar as vendas dos celulares Pixel

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 13 de Março de 2021 às 12h00
Divulgação/Google

Apesar de o Brasil não ter visto o lançamento de nenhum celular do Google, até o momento, a Índia viu chegar todos os modelos até o Pixel 3. Depois, a Gigante das Buscas optou por oferecer os modelos intermediários, Pixel 3a e 4a, deixando os flagships de fora.

A estratégia parece que deu certo, e segundo um executivo da empresa, cujo nome não foi revelado, contou em conversa com o site Economic Times, a companhia pretende “aumentar o foco e oferecer uma fatia maior do estoque global para o mercado indiano”, possivelmente a partir do Pixel 5a. A terceira geração dos modelos acessíveis do Google deve ser anunciada oficialmente em 11 de junho, de acordo com rumores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A ideia da empresa é focar justamente nos modelos acessíveis, deixando os flagships para outros mercados. O Pixel 4a esgotou na Índia diversas vezes, apesar de ter sido enviado o dobro de unidades para o país comparado com o antecessor.

O Google não lançou nenhum modelo 5G do Pixel no país asiático porque a rede não tem previsão para começar a funcionar por lá, e o hardware compatível aumenta muito os custos do aparelho. Ou seja, não seria viável tentar vender um Pixel 5 ou 4A 5G na Índia. “Por que a gente iria querer um celular caro quando indianos não podem usar 5G?”, observou.

Além disso, o Google estaria cogitando levar parte da produção global dos celulares da marca para a Índia, o que ajudaria a reduzir custos com taxas, além de aproveitar incentivos econômicos do país para produção local.

O foco maior na Índia pode, no futuro, animar o Google a voltar seus olhos para o Brasil, onde uma parcela de fãs dos celulares Pixel ainda aguardam a disponibilização dos dispositivos da empresa de maneira oficial.

Google Pixel 5a: o que esperar

Pixel 5a deve manter visual usado no Pixel 5 (Imagem: Reprodução/OnLeaks)

Ainda não há informações sobre a disponibilidade do 5G no Pixel 5a, aparelho sobre o qual pouco se sabe até agora, e nada oficialmente. O próximo modelo acessível da companhia deve ter tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD, assim como o antecessor, além de conjunto duplo de câmeras na traseira, igualmente similar à geração anterior.

O design também deve ser bastante parecido com o Pixel 4a, incluindo o acabamento em plástico e a presença ainda do conector de 3,5 mm para fones e som estéreo, este último um dos grandes diferenciais do modelo em relação a seus concorrentes. Não há ainda nada sobre o hardware do aparelho.

Como ainda faltam cerca de três meses para o suposto lançamento, mais informações sobre o Pixel 5a devem surgir nas próximas semanas. Por ora, o Google não declarou oficialmente nenhum detalhe sobre o sucessor do Pixel 4a, nem mesmo sobre sua existência.

Fonte: Economic Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.