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Google é processado por propaganda enganosa do Pixel 4

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Novembro de 2022 às 09h34

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Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google e a iHeartMedia acabaram de serem processados pelo órgão americano Federal Trade Comission (FTC) por propaganda enganosa. O caso envolve anúncios do Pixel 4, em que influenciadores recomendavam o produto sem sequer o terem usado.

Foram cerca de 29 mil anúncios falsos veiculados em emissoras de rádio, durante os anos de 2019 e 2020. Neles, as personalidades falam frases combinadas, como “é minha câmera favorita de smartphones, especialmente em pouca luz, por causa do modo Night Sight”.

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Outros exemplos de declarações incluem “tenho tirado fotos de tudo, com qualidade de estúdio”, ou “é ótimo para realizar obrigações, graças ao novo Google Assistente que é ativado por voz, e pode cumprir diversas tarefas ao mesmo tempo”.

A empresa teria pago cerca de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 10,4 milhões em conversão da época) à emissora de rádio iHeartRadio, e mais US$ 2 milhões (~R$ 8 milhões) a rádios menores, para que colocassem no ar as propagandas com conteúdo fictício.

“É senso comum que as pessoas dão mais valor a experiências em primeira mão. Consumidores esperam que propagandas de rádio sejam verdadeiras e transparentes sobre os produtos, e não enganosas com afirmações falsas” — Maura Healey, procuradora-geral de Massachusetts

A ordem do FTC e os julgamentos dos estados impedem que o Google e a iHeartMedia divulguem anúncios enganosos no futuro, e ainda exigem que as empresas paguem cerca de US$ 9,4 milhões em multas — equivalentes a aproximadamente R$ 50 milhões em conversão atual.

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O FTC tem uma página específica relacionada ao processo, com exemplos de áudios das propagandas veiculadas.

Fonte: Android Authority